Topo

Física na Veia

Planeta Marte vai ficar "coladinho" na Lua hoje; entenda o fenômeno

02/10/2020 17h14

Assim que a Lua nascer hoje, pouco depois das 19h (horário de Brasília), você verá que ela estará acompanhada de um pontinho bem brilhante e alaranjado. É o planeta Marte.

lua - Reprodução - Reprodução
Simulação das posições da Lua e de Marte para hoje, 19h30 (de Brasília), para São João da Boa Vista, interior de São Paulo
Imagem: Reprodução

Se tiver paciência, com o passar das horas, Marte vai se "aproximar" gradativamente da Lua até ficar visualmente muito próximo dela. E, quanto mais ao sul do Brasil, mais "perto" Marte "passará" da Lua. Veja, na imagem abaixo, uma simulação do fenômeno para a minha cidade.

lua - Reprodução - Reprodução
Simulação das posições da Lua e de Marte para 0h30 de 3 de outubro (de Brasília), para São João da Boa Vista, interior de São Paulo
Imagem: Reprodução

Na verdade, a Lua está sempre muito mais próxima da Terra do que Marte. E por isso mesmo usei aspas acima em "aproximar", "perto" e "passará". Para você ter uma noção de distâncias, hoje a Lua estará a pouco mais de 400 mil quilômetros da Terra enquanto Marte estará a cerca de 62 milhões de quilômetros daqui.

Mas, como a Terra, a Lua e Marte estarão quase alinhados, Marte poderá ser visto daqui quase na mesma linha de visão da Lua, parecendo passar colado nela. É uma ilusão típica dos observadores terrestres, curioso fenômeno astronômico conhecido como conjunção.

No mês passado, para muitos lugares do Brasil, Marte passou por trás da Lua, sendo por ela ocultado. Neste post anunciei o fenômeno. E os registros astrofotográficos que fiz com o telescópio e uma câmera digital foram publicados em Tilt.

Hoje a Lua não oculta Marte, mas quase! De qualquer forma, vale a pena observar os dois astros. Marte está em aproximação com a Terra e, por isso mesmo, já tem brilho alaranjado aparente intenso, o que por si só já é um show!

A máxima aproximação entre Marte e a Lua ocorre em momentos diferentes dependendo da sua localidade. O mais divertido é observar os astros assim que nascem e, aos poucos, com o passar das horas, ir percebendo a aproximação aparente que vai ocorrer horas depois.

Boas observações!

Abraço do prof. Dulcidio. E Física e Astronomia na veia!