Topo

Denise Tremura

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Para tuiteiros, CPI da Covid é diversão maior que BBB e faz bots dispararem

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) trocou seu nome pelo número de mortos por covid na bancada da CPI - Reprodução/TV Senado
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) trocou seu nome pelo número de mortos por covid na bancada da CPI Imagem: Reprodução/TV Senado

14/05/2021 16h15

Brasília está agitada com o andamento da CPI da Covid, para apurar a responsabilidade do governo Bolsonaro sobre o descontrole da pandemia de covid-19. Os tuiteiros também estão bem atentos a esse movimento e tags relacionadas às investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito pipocam entre os trending topics quase que diariamente.

Logo após o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) chamar o relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) de "vagabundo", a hashtag #RenanVagabundo figurou entre os assuntos mais comentados do momento. A plataforma Bot Sentinel já detectou que #RenanVagabundo foi a tag mais usada por robôs e contar inautênticas nesta sexta (14).

Para quem não sabe, bots são contas robôs, softwares desenvolvidos para simular a ação humana, quase sempre programadas para impulsionar determinados conteúdos na internet.

Os internautas acompanham de perto a CPI:

E o brasileiro não abre mão de um bom meme, por mais séria que seja a situação:

Afinal, os tempos estão estranhos:

Estamos tão acostumados a acompanhar a CPI que quando não tem sentimos até falta: