PUBLICIDADE
Topo

Denise Tremura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

E Santos Dumont? Nasa gera treta no Twitter com homenagem a voo em Marte

Conteúdo exclusivo para assinantes
Denise Tremura

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

21/04/2021 15h33

O anúncio da Nasa, a Agência Espacial Americana, sobre o nome dado ao campo do primeiro voo do Ingenuity em Marte gerou polêmica. Isso porque eles chamaram o local como "Wright Brothers Field" (campo irmãos Wright, em inglês) em homenagem a Orville e Wilbur Wright, irmãos americanos que foram dos pioneiros da aviação.

Mas há uma treta histórica sobre a paternidade da máquina voadora, já que o Brasil e boa parte do mundo atribui a invenção das aeronaves a Santos Dumont, brasileiro considerado o pai da aviação.

O Ingenuity, que foi levado a Marte pelo robô Perseverance, ficou no ar por menos de um minuto, e a Nasa celebrou o feito como o primeiro voo controlado por uma aeronave em outro planeta. O feito foi chamado de um "verdadeiro momento irmãos Wright" no Twitter da missão espacial.

Internautas gringos e brasileiros se manifestaram sobre a comparação:

O pessoal lembrou que a invenção dos irmãos Wright precisava de impulso pra sair do chão:

Alguém disse que provavelmente o invento dos irmãos foi o terceiro ou quarto a levantar voo:

E até encontraram semelhança no voo em Marte que justifique o nome do campo:

Esse polêmica ainda deve se estender por séculos...