PUBLICIDADE
Topo

André Noel

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Nasa usou código de desenvolvedores desavisados no helicóptero de Marte

Helicóptero Ingenuity da Nasa, em missão em Marte - Nasa/ JPL-Caltech
Helicóptero Ingenuity da Nasa, em missão em Marte Imagem: Nasa/ JPL-Caltech
André Noel

Andre Noel é programador, webcartunista, autor do Vida de Programador, professor universitário (UEM e Unicesumar), youtuber e sabe pregar botões em roupas.

24/04/2021 04h00

Uns dias atrás eu fui surpreendido com um tuíte celebrando a alegria de uma das cientistas da Nasa, rasgando um papel, dizendo que ele conteria uma declaração preparada para caso a missão desse errado. Eu não sabia o contexto, aí fui descobrir que conseguiram fazer voar um helicóptero em Marte.

Muito legal o feito, mas eu ainda não tinha noção da importância disso e do que estava envolvido. "Puxa, estão brincando de drone em Marte! Não sei qual é a utilidade, mas já invejo! :)"

Então li um pouco e descobri que foi um teste para ver se seria possível fazer um helicóptero voar em Marte, devido à sua atmosfera ter 1% do volume da atmosfera da Terra.

Tudo precisou ser planejado de forma diferente, o peso teve que ser calculado para deixar o equipamento bem leve, a fonte de energia também preparada para isso, entre vários outros detalhes. O projeto é tão diferente de helicópteros que vemos em nosso céu, que se assemelha aos projetos de Leonardo da Vinci.

Mas o que quero ressaltar com esse texto que algo fantástico para quem trabalha com programação é que esse projeto evidenciou de uma forma impressionante como a colaboração e o software livre podem impulsionar a inovação.

No dia seguinte ao sucesso da missão, fui surpreendido pelo meu amigo Alessandro Faria (o Cabelo, já falei dele por aqui), dizendo que ele ganhou uma medalha (um badge) no GitHub por ter colaborado com parte do código que fez parte da programação do helicóptero da Nasa.

Medalha do GitHub pela contribuição com o helicóptero Ingenuity - GitHub.com - GitHub.com
Medalha do GitHub pela contribuição com o helicóptero Ingenuity
Imagem: GitHub.com

Como ele trabalha com visão computacional, é um dos contribuidores do projeto "opencv", que é amplamente utilizado em visão computacional pelo mundo e também pelos projetos da Nasa.

Não só ele, mas 12.000 desenvolvedores pelo mundo foram surpreendidos com esse reconhecimento, por terem colaborado com projetos que foram utilizados pelo helicóptero Ingenuity.

O helicóptero possui uma distribuição Linux embarcada e boa parte do software foi escrito em C++ e Python.

Segundo o blog do GitHub, "por trás desse software expansivo havia milhares de desenvolvedores de código aberto pelo mundo, que não tinham noção da gravidade de suas contribuições" (tradução livre).

Quando você se envolve com um projeto de código aberto / software livre (vou usar quase como um sinônimo aqui), você não tem muita noção de quem vai usar o que você fez, de quando vão usar, do que vai ter de retorno, mas saiba que muito da inovação só é possível porque existem esses softwares.

Ao compartilhar, você se envolve em algo maior, você deixa algo para os outros e pode estar fazendo uma diferença grande para o mundo ou para a vida de alguém.

Além disso, como vemos agora com esse reconhecimento público, reforça a ideia de que as pessoas sabem mais sobre onde você é bom se você compartilha isso de forma pública.

Da mesma forma em que esses desenvolvedores não tinham noção do quanto as suas contribuições fazem diferença, possivelmente você que está lendo isso agora pode não ter noção de como os softwares de código aberto fazem diferença para você.

Neste exato momento, para ler esse texto, você pode estar usando muito código aberto sem saber. Através dos servidores de conteúdo, pelos nós da grande rede chamada internet, pelos roteadores, modems, infraestrutura em geral com Linux embarcado, pelo seu navegador, no sistema operacional de seu smartphone, etc.

Você já tirou um tempinho para agradecer aos desenvolvedores que contribuem com o software livre?

E se você é desenvolvedor, conheça um pouco sobre os projetos em que pode colaborar. Todos ganhamos muito com isso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL