Topo

André Noel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não é só para redes sociais: compartilhar também faz o conhecimento avançar

Freepik
Imagem: Freepik

10/04/2021 04h00

"Conhecimento é a única coisa que quando você divide, você multiplica". É batido, mas é verdade.

Eu cresci muito, profissionalmente, depois que conheci e me envolvi com software livre. Nas comunidades de software livre eu adquiri muito conhecimento técnico graças a outros usuários que se dispuseram a compartilhar conhecimento.

Em pouco tempo fui envolvido por essa dinâmica e também fui incentivado a compartilhar. Criei um blog e compartilhava o que eu sabia, tanto em artigos quanto em listas de e-mails.

Descobri que compartilhar o conhecimento ajuda a melhorar o seu próprio conhecimento. Quando você aprende algo ou usa uma nova tecnologia, se você guarda isso só para você é um conhecimento que vai desaparecendo com o tempo.

Se você aprende e depois compartilha, além de ter usado algo, você organiza as ideias do início ao fim, para que outras pessoas entendam o processo. É nesse momento que, muitas vezes, você realmente aprende. Você se força a entender melhor para explicar com mais clareza, além de reviver aquilo o que aprendeu.

Ainda, ao compartilhar você ganha algo muito precioso que é o feedback. Seja ensinando alguém em seu trabalho ou escrevendo tutoriais online, você vai receber comentários e perguntas que te ajudam a melhorar.

Às vezes você descobre que ensinou algo errado e já aproveita para "aprender direito".

Às vezes você descobre que seu conhecimento é bom, mas não está sabendo transmitir direito, o que pode te ajudar a entender como apresentar melhor suas ideias.

E às vezes você recebe elogios ou agradecimentos porque você compartilhou exatamente o que alguém estava precisando e esse é aquele momento glorioso que te reforça que o que você faz vale a pena.

"Ah, mas eu ainda não sei muita coisa". Mesmo correndo o risco de me tornar muito clichê, eu preciso dizer que aquilo o que você sabe sempre é algo que alguma pessoa ainda precisa saber.

Ninguém está pedindo que você se torne um sábio no alto da montanha que sabe todas as respostas, mas, como diz o significado da palavra sul-africana "ubuntu", "eu sou o que sou porque todos nós somos".

O conhecimento não está com uma só pessoa, mas é a combinação do nosso conhecimento.

Você sempre tem algo a compartilhar e muito a aprender quando você compartilha. Um professor meu dizia que quando for estudar, você não deve se juntar com quem sabe mais do que você, mas com quem sabe menos. Quem sabe menos vai te fazer perguntas que você não faria, mas que vão te fazer aprender melhor.

Neste momento da vida estou iniciando o meu doutorado, com projetos de como ajudar na divulgação da ciência, no compartilhamento de conhecimento para que próximas gerações também se interessem pela ciência e que a gente possa fomentar cada vez mais um pensamento crítico e científico nas pessoas, o que pode fazer diminuir o poder das notícias falsas e da rejeição da ciência.

Como diria o nobre pensador Juarez da Tekpix: "calma, que não é só isso!"

Eu disse só uma pequena parte das vantagens de compartilhar conhecimento, mas não posso deixar de mencionar uma vantagem importante: quando você compartilha, as pessoas passam a saber que você sabe sobre aquilo, ou seja, você começa a ser reconhecido como alguém que entende daquele assunto.

Esse reconhecimento acontece em qualquer área. Por exemplo, aqui falamos bastante sobre tecnologia e programação, mas se você quiser sair um pouco da área e precisa contratar alguém que entende muito de BBB, onde você vai procurar? Você vai atrás de alguém que escreva bastante sobre o assunto, alguém que mostra que entende o que acontece lá e etc.

Resumindo, compartilhe! Não há contraindicações, ajuda a multiplicar o conhecimento e a ciência, também te ajuda a ser conhecido pelo que sabe.