Topo

André Noel

O tempo não para, e por isso você precisa dele para investir na carreira

Getty Images/iStockphoto/ronstik
Imagem: Getty Images/iStockphoto/ronstik

03/10/2020 04h00

Tempo.

O tempo é aquela coisa que a gente nunca tem, mas que todo mundo exige que a gente tenha. O tempo é uma unidade de medida que serve para medir algo que muitas vezes é abstrato. Serve para medir o que já passou e serve para estimar o que vai vir, mas é algo que ninguém tem de verdade e que ninguém tem controle sobre ele.

Uma coisa que aprendi nos últimos tempos é que existem duas coisas que nunca ninguém tem sobrando: tempo e dinheiro. Mas são duas coisas que, em uma necessidade, nós precisamos fazer com que apareça e nós precisamos investir.

Da mesma forma que você pode investir o seu dinheiro, para que em uma necessidade você tenha condições melhores, o tempo é algo que você pode investir ou desperdiçar. A diferença é que quando você investe tempo, você colhe benefícios muito diferentes, porque ninguém consegue colher mais tempo, como já disse o sábio no livro de Eclesiastes.

Você pode investir o seu tempo em diferentes coisas e é aqui que é necessária uma sabedoria. Você pode investir tempo em sua família, para construir uma relação sólida e duradoura com frutos de muitos e muitos anos. Você pode investir o seu tempo em uma empresa que não vai te trazer nenhum retorno e vai acabar com a sua saúde. Você pode investir tempo em você mesmo, dedicar a cuidar da saúde, aprender línguas estrangeiras, se especializar em alguma área. Há muitas formas de se investir o tempo, formas boas e ruins.

Mais uma vez citando o capítulo 3 de Eclesiastes, "há tempo para todas as coisas". Não deixe de desligar um pouco do trabalho, de curtir um pouco a vida e de cuidar da sua cabeça. Mas saiba investir o seu tempo para colher uma tranquilidade futura, onde você vai poder usufruir do que investiu.

Você investe tempo em sua carreira?

É muito comum ouvir como resposta a frase "não tenho tempo" quando se pergunta a um profissional se ele está investindo na própria carreira. Para quem trabalha na T.I. isso ainda tem um agravante, pois é comum profissionais de T.I. ficarem constantemente em trabalho, ou encherem de 10 a 12 horas do dia com trabalho, projetos e etc.

A vida é corrida, os projetos sempre são urgentes, todo mundo quer tudo pra ontem. Mas aí é onde mora o perigo. Se você sempre está correndo atrás de terminar projetos e entregar tarefas, não lhe sobra tempo para investir. E o Cazuza já avisou: "O tempo não para!"

Tenho ouvido de alguns programadores a mesma frase: "Estou me sentindo estagnado!" O motivo para isso, muitas vezes é o fato de que o trabalho não dá oportunidades de aprender novas tecnologias, não oferece novos desafios e não "sobra" tempo para se dedicar a aprender algo novo. Muitas vezes não sobra nem a disposição, depois de tanto tempo utilizado na correria e no desgaste.

Pense na sua semana, se ela é assim e não te sobra tempo para mais nada, você não pode esperar que isso melhore se você mesmo não tomar uma atitude para mudar isso. Você precisa, de forma imperativa, separar um tempo para você, para você investir em sua carreira, para você crescer. Uma frase que atribuíram ao Einstein (mesmo não sendo dele) resume isso: "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

Tenha um tempo para você. Tenha um tempo para arejar a sua cabeça com conhecimento novo. Leia mais. Busque aprender coisas que ainda não sabe. Se movimente intelectualmente. O nosso cérebro é brilhante, mas preguiçoso (como são os programadores), a partir da segunda vez que fazemos uma determinada atividade, o nosso cérebro automatiza a função. Por isso, aprenda coisas novas, mantenha o cérebro se exercitando.

E, principalmente, pense em sua própria carreira como a pessoa mais interessada nela. Não espere alguém ou alguma empresa te puxar para cima. Invista seu tempo para colher uma tranquilidade e também um pouco mais de tempo para curtir.

E use máscaras se for sair. :)

Tira Vida de Programador - André Noel - 03/10/2020 - André Noel - André Noel
Imagem: André Noel