Topo

André Noel

Por que a figura do programador virou um grande estereótipo?

Freepik
Imagem: Freepik

05/09/2020 04h00

Programadores: O que são? De que se alimentam? Eles realmente entendem binário?

Resolvi escrever um texto para celebrar esse ser mitológico que é o programador ou a programadora. Ainda falta uma semana completa para o Dia do Programador, mas como a próxima semana será a "semana dos programadores" (sim, estou esticando a comemoração), vale a pena falar sobre quem são essas pessoas e até sobre o estereótipo por trás.

Você já deve saber que eu mantenho também o Vida de Programador já há quase dez anos, tratando histórias engraçadas e/ou trágicas de nosso dia a dia na programação. Vez ou outra surge um questionamento: "Como assim 'Vida de Programador'? E programadores têm vida?"

Geralmente somos retratados como antissociais, cabeludos, barrigudos, viciados em café e apaixonados pelo computador mais do que qualquer outra coisa. Isso é algo que fica bom em tirinhas, foi até o estereótipo padrão usado nas tiras e isso vem muito também daquela visão dos "nerds" e "geeks" que víamos em filmes, também na época da popularização dos PCs, nas décadas de 80 e 90. Os programadores realmente eram um grupo restrito, até porque o computador em si era um item restrito, algo inacessível para pessoas comuns.

Hoje em dia, cada um de nós carrega um computador no bolso, com poder computacional maior do que o dos computadores que levaram o homem à Lua. Os computadores se tornaram muito mais acessíveis, a programação evoluiu bastante e, felizmente, hoje a programação está acessível a todos, com muito conteúdo gratuito de qualidade disponível para formar novos programadores. Assim, temos programadores de todos os "tipos e formatos" :) Inclusive, ao final, vou deixar um vídeo que fiz sobre a importância das mulheres em toda a história da programação.

Mas, afinal, o que é um programador? Uma vez, montei a definição abaixo, que costumo usar para apresentar a profissão:

Definição de Programador - Vida de Programador - Vida de Programador
Definição de Programador
Imagem: Vida de Programador

De forma prática, um programador é alguém que sabe criar programas de computador e quando dizemos "programas de computador" isso inclui celulares, tablets, dispositivos embarcados, etc. Assim, um programador é alguém que sabe dizer ao computador como automatizar uma tarefa, como fazer uma ação personalizada. Um amigo costumava dizer que "quem não sabe programar usa o computador da mesma forma que usa um forno de micro-ondas, apenas com as funções que outras pessoas definiram para ele". Então, aprender a programar te coloca em uma posição em que você pode fazer o computador trabalhar para você, de forma personalizada.

Houve um caso onde o programador levou isso ao extremo, descobrindo que poderia automatizar todo o seu trabalho, ele passou 6 meses fingindo que trabalhava enquanto jogava jogos eletrônicos e deixava o computador fazer o trabalho. Por favor, não façam isso :)

E onde estão os programadores?

Estão em todo lugar. Estão por trás de muitas camadas que possibilitam você ler esse texto, estão por trás daquela sua viagem de avião, desde a emissão da passagem, passando pelos painéis que indicam onde está seu avião até o próprio controle do avião. Estão por trás daquele sistema que você usa pra assistir suas séries e filmes, por trás dos sistemas que possibilitam seus pagamentos por cartão de crédito, por trás dos aplicativos de entregas. Enfim, você não consegue passar meia hora do seu dia sem passar por diversos "rastros" de programadores.

Por isso, parabéns a todos os programadores e programadoras! Vocês são o máximo! O Dia do Programador será no próximo sábado, dia 12/09 (porque o ano é bissexto, senão seria no dia 13), por ser o 256º dia do ano, um "número redondo" para quem usa binário e valoriza as potências de 2. Vou deixar abaixo uma tirinha antiga que explica a data.

Tirinha #261: Por que hoje é o Dia do Programador - Vida de Programador - Vida de Programador
Tirinha #261: Por que hoje é o Dia do Programador
Imagem: Vida de Programador

Nunca conferi, mas dizem que na Rússia essa data é feriado. Quando começamos a comemorar a data nas tirinhas, pouco se falava sobre o Dia do Programador, hoje eu fico muito feliz em ver várias empresas valorizando mais seus programadores e fazendo comemorações especiais na data ou na semana!

Uma ótima Semana do Programador para todos!