Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Está mais difícil de fazer amizades na fase adulta? Estes apps podem ajudar

Kampus Production/ Pexels
Imagem: Kampus Production/ Pexels

Colunista do UOL

21/11/2021 04h00

Não sei vocês, mas uma coisa que eu passei a observar, sentir e debater na minha roda de amigos é a dificuldade que passamos a ter na fase adulta para construir e manter novos laços de amizade. Quando crianças, fazer novos amiguinhos, como costumamos falar, é tão fácil quando chegamos em um aniversário de outra criança, no parquinho da praça ou quando compartilhamos um item escolar com o nosso colega de turma.

Por que será que a medida que vamos crescendo vamos perdendo essa desinibição para iniciar conversas, essa bravura e coragem para conhecer lugares novos, pessoas, comidas, etc.?

Meu palpite, é que a medida que vamos crescendo, entendendo o mundo e quem somos, começamos a compreender os julgamentos nas formas de agir e pensar, os preconceitos enraizados, e agora com as redes e internet, o medo do cancelamento.

Porém, mesmo com tudo isso, a grande maioria das pessoas sabem e reconhecem como a vida é melhor quando temos amigos verdadeiros para rir, chorar, aprender, apoiar e ser apoiado, partilhar as dificuldades e belezas da vida.

Por isso, temos que aproveitar que vivemos numa era altamente tecnológica e sempre procurar utilizar esse fato ao nosso favor.

Depois de uma boa pesquisa e seleção, vim compartilhar com vocês alguns aplicativos que podem nos ajudar nessa tarefa de descobrir muitos amigos não só no nosso estado, país, mas em qualquer lugar do mundo.

Patook

O aplicativo permite ao usuário conhecer pessoas próximas para fazer amizades online. Para isso, é só seguir o passo a passo, criar um perfil, incluir algumas fotos e interesses para melhorar as sugestões de combinação.

Apelidado de "Tinder para amigos", o funcionamento do Patook é muito parecido com o aplicativo de relacionamento, pois basta deslizar os cards para os lados para curtir ou ignorar as sugestões. E caso ambos se curtirem é possível abrir um chat de conversa online na sala de bate-papo.

Disponível para Android e iOS.

Tourlina

Este é um aplicativo criado apenas para mulheres, que tem o foco em viagens e fazer novas amizades.

Nele é possível, por exemplo, trocar dicas de destinos turísticos e falar sobre lugares seguros ou perigosos para turistas do sexo feminino.

Disponível para Android e iOS.

Ablo

Bem divertido e funcional, o Ablo é para quem está a fim de fazer novas amizades com estrangeiros.

O aplicativo faz o usuário "voar" por um mapa-múndi e "pousar" em países aleatórios ao redor de todo o globo, abrindo um chat com moradores destes locais.

Para estimular a interação, o app sugere questões para iniciar uma conversa com os interlocutores e, depois de iniciado o bate-papo, é ainda possível iniciar uma chamada de vídeo.

O plus desse aplicativo é que toda a conversa (tanto a escrita quanto aquela feita por vídeo) pode ser traduzida pelo próprio Ablo em tempo real.

Disponível para Android e iOS

MeetUp

Esse aplicativo foi um dos que mais me chamou a atenção. Quem nunca quis ir para um evento, mas deixou a ideia de lado porque não tinha nenhum amigo ou parente disponível para tal? O MeetUp vem como uma alternativa para te ajudar nisso.

O app compartilha eventos que irão ocorrer perto de você, separados por categoria. E, ao confirmar presença, poderá conversar com outros participantes através do próprio aplicativo.

Para facilitar ainda mais, na opção de chat é possível compartilhar a sua localização em tempo real, assim se for uma caminhada ou encontro que não seja em local fixo, conseguirá facilmente achar seus novos amigos.

Disponível para Android e iOS.

—-

Agora que eu já compartilhei essa dica com vocês, que tal perder a vergonha, criar uma conta em um desses aplicativos e já começar a interagir com novas pessoas?

Inclusive, eu já estou vendo o que mais identifiquei e farei o mesmo, que venham novas amizades em 2022 e para a vida!

* Colaborou Gabriela Bispo, jornalista, planner e redatora da InfoPreta