PUBLICIDADE
Topo

Akin Abaz

Diga-me o que passa na sua cabeça que eu mostro qual o notebook para você

Andrea Piacquadio/ Pexels
Imagem: Andrea Piacquadio/ Pexels
Akin Abaz

Akin Bakari D'Angelo dos Santos é fundador da InfoPreta e homem trans. Um curioso nato e um amante do desconhecido, sempre se interessou por montar, desmontar e entender o funcionamento dos eletrônicos. Fez cursos técnicos na adolescência e, aos 15 anos, já atuava na área da indústria com manutenção eletrônica de maquinário pesado. Em 2011, começou a consertar computadores em seu quarto e dois anos depois fundou a InfoPreta, empresa de serviços de manutenção que tem por objetivo inserir pessoas negras, LGBTQI+ e mulheres no mercado tech, aliando lucros a projetos sociais de grande impacto.

Colunista do UOL

05/11/2020 04h00

Prazer, eu sou Akin Abaz, mas para os íntimos, sou Kinzinho, homem trans, negro, crescido na Cohab, em Guarulhos, na Grande São Paulo, viciado em tecnologia, ciência e inovação.

Desde criança ficava no trabalho da minha mãe, bibliotecária, lendo livros e mais livros de ciência e tentando descobrir sobre o universo, planetas e como as coisas eram feitas e, o mais legal, como elas eram e são construídas.

Comecei desmontando carrinhos que minha tia dava, dos meus primos, tudo o que tinha parafuso. Lembro que andava com ferramentas na mochila para cima e para baixo para poder abrir qualquer coisa em qualquer momento (mainha ficava doida e meu pai sempre reclamava que eu sumia com as chaves).

Vou contar e fofocar com vocês sobre a história e trajetória da InfoPreta e também irei passar dicas tecnológicas com todo carinho.

Então a cada dica, uma partezinha da nossa história e babados.

Tudo começou lá em 2012, com aquela vontade de mudar o mundo e mostrar que a área de tecnologia é para todes e principalmente para nós, pessoas fora do padrão e periféricas.

Em 2013, com a necessidade de sobrevivência e a vontade de mudar o mundo, comecei dentro do quarto. Lembro até hoje do primeiro equipamento que consertei: foi de um professor de inglês e era troca da tela quebrada. Nunca suei tanto na vida e sofri para trocar a tela. Algo que hoje em dia demoro 15 minutinhos, aquele dia foram quatro horas. Hahaha (risada nervosa)

Comecei aos poucos divulgando a empresa e os serviços nas redes sociais. No começo foi bem legal, mas aí começaram os problemas, e entramos na questão de raça, classe e gênero. Mas isso é história para o próximo texto.

Vamos começar essa coluna já com a maior dúvida de todos os tempos que sempre nos perguntam: "como comprar um notebook que me sirva?"

Pergunta profunda e direta. Hoje explicaremos tudo para você comprar seu equipamento e lembrar com carinho e amor da gente <3

Tudo tem que começar pelo pensamento certo: "para o que usar a máquina e como?"

Começando daí se consegue ter uma noção melhor de qual caminho seguir.

Se seu primeiro pensamento foi "ah, só vou usar para ver uns filminhos, notícias e abrir o pacote office, coisinha básica", seu bebê —vulgo computador— tem que ser de uma configuração acessível e durável, sendo assim um computador com processador I3, mínimo de 4 GB de memória e um HD de no mínimo 500 GB, já atendem e muito o que você precisa, viu? (Principalmente aqueles joguinhos básicos hehe).

Mas se seu pensamento é mais assim: "ai, eu amo jogar umas coisas mais longas e que pedem um pouco mais do meu equipamento, mas mantendo o respeito e categoria, amo ver vídeos e principalmente usar um pouco de edição de imagem, mas bem basiquinha, sabe, bem princese", aí seu mundo e foco tem que ser em um equipamento com processador I5 com no mínimo de 6 GB de memória para duração longaaaa e não ter erro e um HD de 500 GB já ajuda. Mas se tiver de 1 TB, se joga também.

Porém, se sua mente sempre fala assim: "eitcha que hoje vou logo chegar em casa e arrebentar naquele jogo, com os gráficos que mais amo, superdefinido, enquanto termino de finalizar aquela edição de vídeo em 4K maravilhosa ou aquela imagem poderosa", já te aviso que o mais indicado é um processador I7, com no mínimo 8 GB de memória e, para fechar com chave de ouro, um HD de 1 TB ou um SSD de 240 GB. Escolhendo essa configuração pode ter certeza que não ficará na mão.

Essa é uma explicação simples de como pensar e como organizar o que deseja para obter e comprar um equipamento durável e principalmente que sirva para o que precisa. Mas caso tenha dúvidas, chama a InfoPreta que a gente te ajuda <3.

Curtiu o texto? Temos um vídeo bem explicativo sobre esse assunto lá no nosso Instagram. Dá uma olhadinha e nos acompanhe de perto! Somos @infopreta em todas as redes.