A evolução do iOS

Pense em um iPhone. Qualquer um. É bem provável que a imagem que tenha aparecido na sua cabeça tenha sido uma tela de fundo padrão do sistema iOS, usada na publicidade e demonstração do celular. Mas qual é a história desses papeis de parede? Agora, você verá uma linha do tempo das telas iniciais dos iPhones, do primeiro sistema operacional ao último. Olhe como tudo mudou!

Arte/UOL

iPhone OS 1

Tão simples quanto poderia ser, com fundo preto, e sem a possibilidade de adicionar novos apps, a home do primeiro iPhone, de 2007, não permitia personalização. O impressionante era a ideia do smartphone em si. O básico bastava.
Divulgação
Arte/UOL

iPhone OS 2

Lançado um ano depois, trazia uma inovação gigantesca para os smartphones: a App Store, que permitia ao usuário instalar apps novos no aparelho. A loja oficial foi lançada com 500 apps. O sistema anterior permitia apenas os 13 que vinham com o celular.
Arte/UOL
Arte/UOL

iPhone OS 3

Sem grandes novidades estéticas, as mudanças apareceram mais nas funções: pela primeira vez o iPhone poderia fazer gravações de vídeo. E o app Note agora podia gravar áudios. A tela preta e o menu metálico continuavam intactos.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 4

Lançado em 2010, foi o primeiro a permitir a personalização de papeis de parede. Também estreou a denominação iOS, no lugar do iPhone OS de seus antecessores. Foi nessa versão também que começaram as ligações de vídeo do FaceTime.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 5

Muito parecido visualmente com o iOS 4, o quinto sistema operacional dos telefones introduziu as notificações, que aparecem e desaparecem do topo da tela. Também foi nessa versão que foi apresentado o iCloud.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 6

A tela inicial da versão de 2012 do software não mudou muito. Sua principal novidade foi o Apple Maps vir nativamente, substituindo o concorrente do Google como mapa padrão.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 7

Visualmente, uma reforma completa foi liderada por Jony Ive, principal designer da casa. Os desenhos dos apps ficaram minimalistas e as notificações começaram a aparecer na tela de bloqueio. As transições de apps também se tornaram mais fluidas. Foi aqui que surgiu o sistema de compartilhamento wireless, o AirDrop.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 8

Seguindo o design apresentado na versão anterior, esse iOS serviu apenas para aprimorar detalhes. Pela primeira vez, foi possível usar notificações para fazer ações dentro de aplicativos sem ter que abri-los necessariamente, como responder uma mensagem antes de entrar no WhatsApp.
Divulgação
Arte/UOL

iOS 9

O nono iOS introduziu a função "Night Shift", que faz a tela ganhar tons alaranjados conforme anoitece. Pesquisas dizem que luzes azuis, durante a noite, podem afetar o relógio biológico de usuários, atrapalhando o sono.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 10

Sem muitas novidades visuais, focou em aperfeiçoar os apps. Mudou o visual do Maps e do Photos. Quem olhava só a home, por outro lado, não encontrava nada de muito surpreendente.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 11

A foto vibrante do papel de parede padrão deixava claro que o foco dessa versão eram as câmeras, com melhorias no modo retrato. A Apple também apresentava suporte para realidade aumentada e inseriu um algoritmo que fazia as fotos ocuparem menos espaço na memória.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 12

Visualmente, não inovou. O design continuou praticamente o mesmo, mas foi melhor aproveitado, com melhorias de desempenho e de duração da bateria, atualizações de segurança e funções adicionais em aplicativos nativos.
Arte/UOL
Arte/UOL

iOS 13

O mais recente dos softwares trouxe o Modo Noturno, tão pedido por usuários. A função permite mudar as cores padrão do sistema, e também de alguns apps de terceiros, com um botão. Vieram também papeis de parede que mudam de cor dependendo do modo ativo.
Arte/UOL
Arte/UOL
Publicado em 20 de dezembro de 2019.
Texto: Felipe Germano.

Edição: Márcio Padrão

Arte: Micaele Martins