Dia da Internet Segura

5 golpes manjados dos sites de compras para evitar cair em roubada

Arte UOL
Mais de 140 países participam do Dia da Internet Segura. A data existe para conscientizar os consumidores do uso ético e cuidadoso do ambiente virtual. A empresa de ecommerce OLX listou cinco golpes recorrentes e como evitá-los
@franckinjapan / Unsplash

Golpe do WhatsApp

O fraudador liga para você, ou abre uma conversa pelo WhatsApp, se passando por um atendente que precisa checar dados. Pede para informar um código que chega por SMS. É o número de autenticação do WhatsApp, e com ele o golpista invade a conta da vítima.
Getty Images

Como evitar

De posse da conta da vítima, o criminoso envia mensagens pedindo dinheiro a amigos e familiares. Para evitar, ative a verificação em duas etapas do app; é uma senha adicional de seis números criada por você. Sem ela, não há como entrar na conta.
Getty Images/iStockphoto

Aluguel de conta

O golpista oferece dinheiro para alugar sua conta em plataformas de ecommerce. Normalmente, as contas são usadas para aplicar golpes em outros consumidores.
@cardmapr / Unsplash

Como evitar

A prática infringe as regras de uso dos sites de compra. Cada pessoa é responsável por sua conta, e quem alugá-la pode ser indiciado por crimes praticados com ela. Se alguém solicitar seu acesso, informe à plataforma.
@agefis / Unsplash

Perfil clonado

O fraudador faz um perfil de rede social igual ao de uma loja conhecida e divulga falsos sorteios, vantagens ou diz ser um canal de atendimento. Com isso, pede dados e informações pessoais da vítima para aplicar golpes em nome dela.
Getty Images

Como evitar

Perfis oficiais de empresas de comércio eletrônico sempre têm um selo de verificação no site. Na dúvida, busque no Google o site da empresa --ou baixe o app-- e denuncie as páginas suspeitas.
Rawpixel

Falso pagamento

Esse é para quem vende. Golpistas se passam por compradores para fechar um negócio pelo site. Mas usam comprovantes falsos para confirmar a compra. A ideia é receber a mercadoria sem pagar, enganando o vendedor.
Rawpixel

Como evitar

Sempre confirme que o valor está em sua conta antes de enviar o produto. Evite contatos por email ou aplicativos de mensagem; use os canais oficiais das plataformas para se comunicar com o comprador.
kwanloy / Rawpixel

Golpe do intermediário

Muito usado na compra de veículos. Nele, o golpista usa anúncios de terceiros para negociar carros com interessados, usando as informações do anúncio real e recebendo o pagamento do comprador.
Arthur Hidden / Freepik

Como evitar

Evite intermediários. Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado. Fique atento se a pessoa dizer que negocia em nome de amigo ou parente. A transferência do carro deve ser no cartório. O vendedor deve checar o dinheiro na conta.
@breeandstephen / Unsplash
Publicado em 09 de fevereiro de 2021.
Texto: Cléberson Santos
Edição: Márcio Padrão



Continue navegando por Tilt