Superpoderes

Confira 5 motivos que fazem do tardígrado um animal fascinante para a ciência

Getty Images/UOL
Os tardígrados são criaturas microscópicas que sobreviveriam à extinção da Terra. As primeiras descrições sobre eles são do no final do século 18. De lá para cá, cientistas buscam entender o que faz dele um ser quase imortal.
Flickr
Tanaka S, Sagara H, Kunieda/Divulgação

1. Indestrutível

Com apenas 0,5 milímetro de comprimento, o tardígrado sobrevive em situações como: congelamento, temperatura de uma fogueira e vácuo no espaço. Se dá bem em água doce e salgada. Ele pode ficar 30 anos sem se alimentar.
Flickr/UOL

2. Locomoção

Estima-se que existam 1.300 espécies de tardígrados. As que foram estudadas até hoje mostraram um padrão semelhante na locomoção. Os animais se movem como insetos (bem maiores do que eles) e têm quatro pares de patas com garras.
Divulgação

3. Estratégia de proteção

Pesquisas indicam que o que dá ao tardígrado o superpoder de resistir a quase tudo é que ele se desidrata para se proteger. O animal retrai a cabeça e as patas, ficando em formato de bola, e entra em um estado parecido com a morte.
Reprodução

4. Brilho

O tardígrado é fluorescente. Os do tipo Paramacrobiotus BLR produzem um brilho azul intenso como mecanismo de defesa à radiação ultravioleta. Ele absorve o que seria fatal para ele e, na sequência, converte em luz azul inofensiva.
Divulgação

5. Experiência de vida

Em outubro de 2021, um fóssil de tardígrado com 16 milhões de anos foi encontrado na República Dominicana por pesquisadores da Universidade de Harvard. O fóssil estava aprisionado em um pedaço de âmbar. Calcula-se que os tardígrados iniciaram sua existência há 500 milhões de anos.
Publicado em 14 de Maio de 2022.
Texto e edição: Gabriela Fujita (colaboração)
Edição: Bruna Souza Cruz (de Tilt)


Continue navegando por Tilt