Primo da Terra

"Primo" da Terra, planeta Marte está na mira da exploração espacial

Divulgação/Nasa
Ao que tudo indica, Marte e Terra eram bastante parecidos há bilhões de anos. Por isso, há várias teorias sobre a existência de vida lá, o que faz do Planeta Vermelho o mais estudado do Sistema Solar
Reprodução/Twitter/@StationCDRKelly
Com apenas 6.800 km de
diâmetro, é o segundo menor
planeta do Sistema Solar, sendo
o quarto a partir do Sol,
logo depois da Terra.
Divulgação/Nasa
A distância com a Terra pode variar de cerca de 50 milhões até 400 milhões de km, dependendo da posição dos dois planetas em suas órbitas. Por isso Marte aparece mais brilhante vez ou outra no nosso céu.
Universal Images Group via Getty
Na Antiguidade, sua cor vermelho-sangue foi associada a deuses da guerra. Os gregos o chamavam de Ares, mas os romanos o batizaram de Marte.
Divulgação/Nasa
A coloração avermelhada é resultado da grande presença de óxido de ferro na superfície de Marte, composta principalmente por rochas basálticas e areia. É como uma capa de ferrugem.
Divulgação/Nasa
Apesar da cor "quente", Marte é um planeta muito frio, rochoso e empoeirado. Sua temperatura média é de -60°C, oscilando entre 20°C durante o dia e -153°C à noite.
Divulgação/Nasa
Ele tem as maiores tempestades de areia do Sistema Solar, que podem durar meses e recobrir todo o planeta. Sua atmosfera é muito fina e rarefeita, composta essencialmente de gás carbônico. A gravidade é pequena: 37% da nossa.
Divulgação/Nasa
Marte tem apenas calotas de gelo e evidências de água líquida subterrânea. Imagens de missões espaciais detectaram bastante gelo, principalmente nas calotas polares e dentro das crateras de Marte. Um indício importante na busca por vida.
ESA/DLRU Berlin
O Monte Olimpo, de Marte, é o mais alto do Sistema Solar. O vulcão de 21 km de altura e 600 km de diâmetro é quase três vezes mais alto que o Everest. Evidências de lava sugerem que ele ainda está ativo.
Nasa/JPL
Marte tem duas luas de formato irregular: Fobos e Deimos -- filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vênus), para os gregos. Os dois seriam pequenos asteroides capturados pelo campo gravitacional do planeta.
Divulgação/Nasa
Um dia marciano tem quase a mesma duração que o nosso, em torno de 24 horas. Já um ano em Marte leva 687 dias terrestres -- tempo que ele leva para dar uma volta completa ao redor do Sol.
JPL/Texas A&M/Cornell/Nasa
Na queda de braço entre URSS e EUA, após 4 anos de falhas e fracassos, a Mariner 4, da Nasa, conseguiu se aproximar de Marte em 1965. Trouxe 22 imagens do planeta.
Divulgação/Nasa
Em 2020, teve início a nova fase da exploração espacial de Marte. Os EUA, com a missão Mars 2020, a China e os Emirados Árabes já estão a caminho de Marte, e devem chegar lá em 2021.
AFP Photo/NASA




Marte ainda é o planeta menos hostil à vida depois da Terra. Elon Musk, da SpaceX, tem um projeto de colonizá-lo, construindo uma cidade para um milhão de pessoas.
Nasa/University of Arizona/JPL-Caltech
Publicado em 30 de novembro de 2020.
Texto: Marcella Duarte
Edição: Mirthyani Bezerra (colaboração) e Márcio Padrão

Continue navegando por Tilt