Para que serve o ChatGPT? Veja 5 exemplos de uso da IA

Por Simone Machado

Desde o lançamento do ChatGPT, em dezembro do ano passado, milhões de usuários já testaram a plataforma de inteligência artificial.

sompong_tom/Getty Images/iStockphoto

Mas afinal, para que o ChatGPT serve?

Arte/UOL

Essa pergunta não é tão simples de se responder, já que a IA pode ser usada nas mais variadas situações.

Getty Images

Com ela é possível conversar sobre futebol, política, tirar dúvidas escolares, escrever textos, resolver problemas matemáticos, contar piadas e até receber conselhos amorosos.

Getty Images

Valem alguns alertas:

iStock

Nem todas as suas respostas têm compromisso com a verdade.

Getty Images

É possível que ele retorne o que especialistas chamam de "alucinação" da inteligência artificial, quando é exibida uma resposta convincente, mas completamente inventada.

Pexels/CotonbroStudio

Ao utilizá-la, pesquise em outras fontes confiáveis para se certificar de que determinada informação é real.

Andrew Neel/Unsplash

Veja a seguir usos úteis da plataforma para começar seus estudos, desenvolver sua escrita e aprender novos idiomas.

Getty Images

1. Treinando a escrita: a capacidade que o ChatGPT tem de produzir textos coerentes, bem escritos e sem erros gramaticais pode ajudar quem tem dificuldade com o assunto.

Pexels

2. Criando resumos e consultando tópicos de livros: com o ChatGPT é possível resumir uma determinada passagem da obra, fazer um resumo ou checar a ordem da narrativa

Getty Images

3. Treinando um novo idioma: o ChatGPT traduz textos inteiros e conversa no idioma que você escolher. Também ajuda a treinar e exercitar a sua fluência em outra língua.

Getty Images

4. Criando cronogramas: precisa organizar seus estudos? A plataforma consegue resumir em tópicos diferentes assuntos. Basta digitar o tema e o tempo que você tem para estudar.

cottonbro/Pexels

5. Atendimento ao cliente: a tecnologia pode ser usada para otimizar algumas situações em empresas, como no atendimento e relacionamento com o cliente.

ArtistGNDphotography/iStock

A empresa OpenAi, desenvolvedora do ChatGPT, diz que treinou a inteligência artificial com 300 bilhões de palavras obtidas da internet, incluindo livros, artigos, sites e postagens.

Lionel Bonaventure/AFP

No entanto, vale lembrar que o sistema só trabalha com dados até 2021. Logo, suas respostas podem não vir atualizadas.

Lionel Bonaventure/AFP

Além disso, o sistema também foi criado para conseguir aprender sozinho e reconhecer padrões -- é o chamado sistema de aprendizado de máquina.

Mojahid Mottakin/ Unsplash

Com isso, conforme mais usuários vão utilizando o ChatGPT, mais ele vai aprendendo. Ou seja, suas respostas tendem a melhorar com o tempo.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 08 de novembro de 2023.