Curiosidades

Os Doodles mais marcantes da história do Google

Reprodução/ Google

O primeiro

Em 30 de agosto de 1998, o Google exibiu um logo com o boneco do festival Burning Man. Era para ser uma resposta automática dos fundadores Larry Page e Sergey Brin: eles estariam no evento e não poderiam resolver problemas da empresa.
Reprodução
Desde então, os doodles passaram a ser um reflexo da evolução das próprias tecnologias do Google. Eles também celebram conquistas científicas, marcos históricos e pessoas importantes.
Jacob Silberberg/Reuters

O primeiro interativo

Foi em 2010, para festejar o 30º aniversário do Pac-Man. Quem entrasse no buscador poderia "jogá-lo" como se fosse o game original, com os mesmos efeitos sonoros e gráficos pontilhados.
Reprodução/ Google

Em tempo recorde

A ilustração que homenageia a descoberta da água na Lua, em 2009, foi criada em apenas quatro horas. A artista Jennifer Hom recebeu o pedido no almoço e colocou no ar à tarde.
Reprodução/ Google

O primeiro em vídeo

Relembrou o músico John Lennon, quando ele faria 70 anos, em 2010. "Espero que uma imagem em movimento me ajude adequadamente a agradecer a John pelas lembranças", disse Mike Dutton, que liderou a criação.
Reprodução Google

O rei do Queen

Em 2011, foi a vez de Freddie Mercury (1946-1991). "Freddie faria 65 anos este ano e, embora fisicamente não esteja aqui, sua presença parece mais potente do que nunca", escreveu o guitarrista do Queen, Brian May, que colaborou com o Google na homenagem.
Reprodução/ Google

Orgulho nacional

Em 23 de outubro de 2015, as letras viraram um origami em 3D para festejar a artista brasileira Lygia Clark (1920-1988). Era uma referência à sua série "Bichos": esculturas articuladas de metal que podiam ser manipuladas pelo público.
Reprodução/ Google

Jam session

Um dos doodles interativos mais amados pelo público foi este, de maio de 2012. Você podia criar sua própria música em um sintetizador - a invenção de Robert Moog (1934 - 2005) que mudou o pop.
Reprodução/ Google

Mix e remix

Em 11 de agosto de 1973, no bairro do Bronx, em Nova York, o DJ Kool Herc tocou só os "breaks" das músicas e acabou "inventando" o hip-hop. Em 2017, você mesmo podia tentar mixar faixas neste doodle interativo para celebrar o aniversário do gênero.
Reprodução/ Google

O primeiro em realidade virtual

Foi em 2018, para relembrar Georges Méliès (1861-1938), ilusionista francês e um dos pioneiros do cinema. Era possível ver a realidade virtual com o Google Cardboard.
Reprodução/ Google

O primeiro em slideshow

A história da Chapeuzinho Vermelho (incluindo um final alternativo) foi contada em 22 ilustrações. Naquele ano de 2012, os contos dos irmãos Grimm estavam completando 200 anos.
Reprodução/ Google

O primeiro com inteligência artificial

Em 21 de março de 2019, você podia compor duas melodias à sua escolha. Apertando o play, a inteligência artificial usava aprendizado de máquina para gerar uma harmonia à sua melodia no estilo musical do compositor Johann Sebastian Bach.
Reprodução/ Google

Quebra-cabeça musical

Para o aniversário de 245 anos de Ludwig van Beethoven, você precisava encontrar as partituras perdidas do compositor. Juntando as partes com as notas musicais corretas, grandes obras da música clássica eram tocadas no piano.
Reprodução/ Google

Em tempo real

O doodle interativo de 15 de junho de 2011 acompanhou o eclipse lunar que acontecia naquele dia. Aos poucos, o "O" da marca se transformava na Lua, imitando o movimento do fenômeno quase em tempo real.
Reprodução/ Google

O primeiro game complexo

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Google exibiu o "Doodle Champion Island", com desafios em várias modalidades esportivas. A estética anime e retrô certamente deixaram muita gente com saudade dos primeiros consoles da Nintendo.
Reprodução/ Google
Publicado em 11 de junho de 2022.
Texto: Carla Matsu (colaboração)
Edição: Marcel Nadale (de Tilt)


Continue navegando por Tilt