O que Steve Jobs diria...

Sobre patinetes elétricas?

ARTE/UOL
ARTE/UOL
Hoje resolvi falar de um objeto que é cada vez mais visto nas ruas do Brasil e do mundo. Agora que até o Uber resolveu adotá-lo, decidi comentar um pouco sobre os patinetes elétricos.
ARTE/UOL
ARTE/UOL
Em 1981, eu disse que meu sonho era fazer da Apple a bicicleta para o cérebro. A equação de energia gasta versus nossa capacidade de locomoção não impressiona. Com uma bike, superamos animais como o condor. Para mim, as grandes invenções são as que turbinam nossas características naturais. Patinetes elétricas fazem isso.
ARTE/UOL
Antes de os patinetes elétricos invadirem as ruas brasileiras, fui um entusiasta. Lembra do Segway? Estive nas reuniões que o conceberam e o defendi publicamente. Disse que a ideia era mais revolucionária que os computadores, por ele ser menor que um carro e não depender de esforço físico como bikes. Errei feio.
ARTE/UOL
Não exigir combustível fóssil também me atraiu. Eu mesmo iniciei pesquisas para Apple criar um carro elétrico, lá em 2010. A humanidade precisa ser mais sustentável. Como cabe às grandes empresas ajudar nesse momento, espero que um iCar saia logo!
ARTE/UOL
A ideia, porém, está longe de ser perfeita. O design é péssimo. Quando me apresentaram o Segway, disse ao Dean Kamen, inventor dele, que odiei o desenho. O formato não era elegante nem inovador. A coisa piorou nas patinetes elétricas modernos. São feias e nada planejadas.
ARTE/UOL
Acho genial esses veículos poderem ser estacionados nas ruas, em qualquer lugar. Já disse que esse tipo de tecnologia inovadora iria moldar as cidades. Errei. Foi o contrário. Eles é que se moldaram às cidades.
ARTE/UOL
A segurança é outro problema. Já disse ao Kamen que a empresa afundaria se um idiota em Stanford se machucasse usando as patinetes. Os acidentes geram medo, e as empresas não acham solução antes de colocar as patinetes nas ruas. Irresponsáveis!
ARTE/UOL
A expectativa foi outra coisa que não deu certo. As empresas investiram demais, mas a promessa não pagou. Nesse ponto, estou com eles. Já me denominei como ?um cara big bang?. Entro com tudo ou não entro. Falhar é parte do jogo ? e, nesse jogo, as patinetes perderam.
ARTE/UOL

Qual o veredito?

ARTE/UOL
Meu veredito é só um: negativo. Mas com aperto no coração. Acho, sim, que os patinetes vieram para ficar. Mas ainda não achamos o modelo perfeito para fazer acontecer. Enquanto isso, soa a desperdício. Quem sabe a própria Apple poderia corrigir...
ARTE/UOL
Publicado em 13 de março de 2020.
Texto: Felipe Germano

Arte: Deborah Faleiros

Edição: Helton Simões Gomes

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.

Continue navegando por Tilt