O que Steve diria...

Sobre o iOS 14?

Arte UOL
Há uns dias minha maçãzinha anunciou a nova versão do nosso sistema operacional para iPhones. Não tinha como ter outro assunto: hoje vou falar do que achei do iOS 14!
Arte UOL
Uma das novidades é que os widgets poderão ser usados na tela principal. Adorei! Mas como o Android permite isso desde sempre, choveram críticas. Faz sentido, mas m nossa defesa, usamos widgets nos Macs desde 2005 (três anos antes do Android ser criado!).
Arte UOL
Também gostei bastante dos App Clips, que permite que você use partes de aplicativos. Me lembrou os Webclips, que anunciei na WWDC em 2007. Ela deixava o usuário pegar partes de sites para criar seus próprios, olha lá, widgets!
Arte UOL
Outra boa notícia é que o Apple Maps será atualizado para trazer as melhores rotas para bicicletas. Me lembrou de quando inventamos o PC, e disse: "criamos um novo tipo de bicicleta", por ser uma ferramenta que impulsiona a humanidade.
Arte UOL
Ainda no campo do transporte, foi anunciado que iPhones poderão ser usados como chaves de carros. Baita ideia. Eu amo carros, trocava o meu a cada seis meses. Imagina como era fácil perder as chaves? Adoraria usar essa função!
Arte UOL
Amei nosso novo tradutor, que traduz automaticamente conversas entre duas línguas. Teria sido bem útil nos sete meses que morei na Índia. Mas, não é exatamente inovador. O Google Translate faz isso há bastante tempo. Senti falta de algo mais.
Arte UOL
A Apple ainda consegue mudar a indústria com poucos pixels. Uma novidade é o pontinho no topo da tela quando a câmera é ligada, que alerta sobre possíveis invasões. Fui obcecado por privacidade. Fui taxado de ultrapassado, mas os ideais se mantiveram!
Arte UOL
Agora um pequeno ícone indica a chamada telefônica, não tomando mais a tela toda. Gosto. A alteração atrapalha menos os usuários e permite que eles foquem em uma coisa por vez. Perfeito.
Arte UOL
Outra função que ficou mais compacta é a Siri, que agora não ocupa a tela inteira. Que bom. Mas a verdade é que a Siri ainda está anos luz atrás da concorrência. Anunciaram que ela ficou 20 vezes mais inteligente... será o bastante?
Arte UOL

Qual o veredito?

Arte UOL
Enfim, meu veredito é só um... gostei bastante! Achei que as novidades vão deixar a vida dos nossos usuários mais simples e leves. O único problema que vi foi a repetição de algumas ideias, mas, originais ou não, vão melhorar a vida do consumidor.
Arte/UOL
Publicado em 03 de julho de 2020.
Texto: Felipe Germano

Arte: Suellen Lima

Edição: Rodrigo Trindade e Márcio Padrão

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.

Continue navegando por Tilt