O que Steve Jobs diria...

Sobre o Ballie?

Arte/UOL
O grande anúncio da minha concorrente Samsung na CES 2020, a maior feira de tecnologia do mundo, foi um tal de Ballie, um robozinho em formato de bola. Queria comentar um pouco sobre ele com você.
Arte/UOL
Sendo uma bolinha que gira por aí soltando apitinhos, achei inevitável lembrar do BB-8, de Star Wars. Isso já é um baita ponto positivo, pois amo a franquia do George Lucas. A Pixar nasceu dentro da Lucasfilms, mas eu que sou o pai dela --comprei a empresa no comecinho por só US$ 10 milhões. Uma verdadeira vitória Jedi.
Arte/UOL
Passada a fofura, vamos aos problemas. Gosto de cachorros em comerciais. Um pitbull foi destaque em um comercial do Lisa, computador da Apple. Mas é irreal achar que um animal não destruiria o Ballie. Preferia ver um vídeo mostrando que ele resistiria ao ataque do cão. Isso me fez desconfiar da durabilidade do robô.
Arte/UOL
Também me incomodou a forma como o produto foi apresentado. Parece que, para funcionar, o robô precisa de outros gadgets caros. Quem tem TV que muda entre vertical e horizontal? Ou um robô-limpador Roomba? Se depender disso, o Ballie não servirá para nada na maioria das casas.
Arte/UOL
Sou um defensor de que propagandas sejam realistas. Dentro da Apple, uma das campanhas que mais fui entusiasta foi a "Real People", onde mostramos pessoas de verdade comentando sobre porque usavam nossos produtos. É basicamente o oposto do que vimos na apresentação do Ballie.
Arte/UOL
Outra coisa que me incomoda é a independência do robô. Gosto de assistentes virtuais --a Siri foi um dos meus últimos projetos. Mas ela responde a comandos, e não faz coisas que nunca foram pedidas. O Ballie tira o vídeo que eu estou vendo, só para fazer uma graça. Não é só irritante, é um desserviço.
Arte/UOL
Mas para mim a pior parte é a escassez de detalhes. Quanto vai custar? Quando será lançado? Nada. Trabalhei no primeiro iPhone por dois anos e meio antes de mostrá-lo ao público, mas subi no palco já dando todos os detalhes. Quer apresentar um produto? Então realmente apresente.
Arte/UOL

Qual é o veredito

A ideia é legal, o robô é bonitinho, mas o Ballie parece ser um protótipo, um teste, e não um produto. Mas se esses problemas forem solucionados rapidamente... bom, aí minha Apple pode ter um problemão pela frente.
Arte/UOL
Publicado em 17 de janeiro de 2020.
Texto: Felipe Germano

Arte de capa: Micaele Martins

Edição: Márcio Padrão

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.

Continue navegando por Tilt