O que Steve Jobs diria...

Sobre escudo facial da Apple?

Arte/UOL
Arte/UOL
A covid-19 está atacando o mundo. Queria estar aí e bolar ferramentas para ajudar a humanidade. Mas, pensando bem, até que uma parte de mim está: a Apple anunciou a produção de escudos faciais no combate ao coronavírus. Vou comentar sobre isso.
Arte/UOL
Os escudos faciais são usadas em situações de alto contágio, como no combate ao ebola. As ferramentas resguardam áreas como os olhos, que ficam expostos se você usa uma máscara de respiração. É útil para médicos da linha de frente.
Arte/UOL
Achei interessante a escolha da ferramenta. Desenvolver uma máscara com filtro fugiria muito do escopo da Apple, que não é focada na medicina. Mas o escudo é feito de plástico, e a minha Maçã trabalha com esse material há anos. Deu para agir rapidamente, como é preciso.
Arte/UOL
Mas a Apple também liberou instruções para que qualquer um conseguisse fazer seu próprio escudo facial. Com medidas e detalhes, é possível construí-las com equipamentos simples, como uma garrafa PET. Assim, nossa ajuda chegará a muito mais gente.
Arte/UOL
Gosto que o equipamento também manteve o que sempre preguei na Apple: simplicidade. Alguns modelos de escudos faciais privilegiam, por exemplo, um espaço para o logo. A nossa não. A verdadeira assinatura da Apple é o design feito com poucas linhas.
Arte/UOL
Tim Cook afirmou que 30 milhões de máscaras já foram produzidas e doadas. É importante que a Apple aja como uma empresa cidadã agora. Fui criticado por não ser um filantropista assumido. Minha viúva, Laurene, disse que doávamos milhões, mas não fazíamos propaganda.
Arte/UOL
Essa situação toda é importante para a gente lembrar que ninguém está a salvo. Meu amigo e cofundador, Steve Wozniak, chegou a dizer que poderia ter sido o primeiro paciente com coronavírus nos EUA. Depois não se pronunciou mais. Espero que Woz esteja bem!
Arte/UOL
Deveríamos ter ouvido mais meu antigo rival, Bill Gates, que há anos alerta que deveríamos nos preparar para uma inevitável crise global na saúde.
Arte/UOL

Qual o veredito?

Arte/UOL
Meu veredito não poderia ser outro: positivíssimo. A Apple não está se escondendo do problema, e começa a agir como aliada da população e dos médicos fazendo o que sabe de melhor: trazendo designs simples para tarefas complicadas.
Arte/UOL
Publicado em 24 de abril de 2020.
Texto: Felipe Germano

Arte: Micaele Martins

Edição: Márcio Padrão

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.

Continue navegando por Tilt