O que Steve Jobs diria

do Pixel 4?

Arte/UOL
O Google acabou de lançar o celular Pixel 4. Apesar de não ser vendido no Brasil, o aparelho é um dos principais concorrentes do iPhone fora do Brasil. Então vou dar meus pitacos...
Arte/UOL
Arte/UOL
O slogan desse novo Pixel é "Capture o Cosmos". Isso porque uma das novas funções do celular é um recurso de longa exposição que, combinado com inteligência artificial, permite que você faça belas fotos de estrelas - dá para visualizar formações da Via Láctea.
Arte/UOL
Arte/UOL
Eu amei isso. Sou um fã da astronomia. Não à toa, nos anos 2000 a Nasa enviou iPods para os astronautas ouvirem suas músicas favoritas no espaço. Em 2011, enviamos iPhones 4 com um aplicativo exclusivo que tinha tutoriais e instruções para facilitar a vida dos astronautas.
Arte/UOL
Arte/UOL
Arte/UOL
O problema é que essa função pode ser frustrante para quem vive na cidade grande, onde estão boa parte dos compradores. Em Nova York, por exemplo, é difícil ter uma boa visão das estrelas. Não é culpa do Google, mas é chato prometer o que não pode ser cumprido.
Arte/UOL
Arte/UOL
O Pixel 4 também ganhou um update no Assistente. Mais rápido e capaz de usar mais de um aplicativo de uma só vez, talvez seja o melhor serviço do tipo do momento. Excelente! Quanto melhor essa ferramenta, mais prático e inteligente será o aparelho. Ponto pro Google!
Arte/UOL
Arte/UOL
Outra ferramenta é o tal do "radar", o sistema que detecta seus movimentos em frente ao celular. Quer trocar de música? Passe a mão para o lado. Dormir mais cinco minutinhos? Faça o mesmo para ativar o modo soneca. Não sou muito fã de acordar tarde, sempre levantei às 6h, mas isso é útil!
Arte/UOL
Arte/UOL
Esse celular também avançou no reconhecimento facial, onde minha Apple foi pioneira com o FaceID. No Pixel, ele funciona tão bem que os usuários não conseguem nem mesmo enxergar suas telas de bloqueio, porque o celular destrava assim que o rosto aparece. Impressionante!
Arte/UOL
Arte/UOL
O sistema é até rápido, mas tem uma falha gravíssima de segurança. O reconhecimento facial libera a tela mesmo se você estiver com olhos fechados. Na prática, seu celular pode ser destravado mesmo que você esteja dormindo. Ou morto! Muito perigoso.
Arte/UOL

Qual o veredito?

Arte/UOL
Diante de tudo isso, eu não aprovo, não. O Pixel 4 tem boas vantagens, mas acabam sendo ofuscadas pelas falhas. Dessa vez, acho que os iPhones ainda levam a melhor. Que orgulho das minhas maçãzinhas!
Arte/UOL
Publicado em 25 de outubro de 2019.
Texto: Felipe Germano

Arte: Suellen Lima

Edição: Rodrigo Trindade

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.