O que Steve Jobs diria

Sobre o Android 10

Arte/UOL
Arte/UOL
Recentemente a Google lançou o Android 10, a nova versão do sistema operacional deles. Notei algumas coisinhas...
Arte/UOL
Arte/UOL
Um dos novos recursos no Android são as chamadas "Live captions", legendas ao vivo. Lá qualquer conteúdo em áudio ou vídeo é legendado automaticamente. Sem nem precisar de internet. Achei a ideia fantástica, porque isso vai ajudar, e muito, quem tem deficiência auditiva.
Arte/UOL
Arte/UOL
Acessibilidade sempre foi algo que eu preguei na Apple. Não é à toa que em 2010 desenvolvemos o VoiceOver (função que descreve imagens para cegos) e sempre dissemos que o FaceTime era uma forma de auxiliar pessoas com surdez.
Arte/UOL
Arte/UOL
Ainda sobre deficientes auditivos, outra boa novidade do Android 10 é o app "Sound Amplifier", se conecta com seus fones de ouvido e aumenta os sons que seu celular capta. É uma forma de fazer as pessoas escutarem um pouco melhor. Importante e genial.
Arte/UOL
Arte/UOL
Parece até que o Google andou lendo minha biografia, porque o Android 10 também foca em outra coisa que sempre valorizei: a privacidade. Em 2010, critiquei o Google por coletar dados de conexões wi-fi que cruzavam com os carros do Street View.
Arte/UOL
Arte/UOL
Naquele dia clamei para CEOs: "Deixem os usuários saberem precisamente o que estão fazendo com seus dados". O Android 10 tem um melhor controle dos apps que podem acessar sua localização, por exemplo. Antes tarde do que nunca.
Arte/UOL
Arte/UOL
Uma outra novidade foi a do combate ao vício digital. Me irrita um pouco porque desde o ano passado a Apple traz ferramentas para as pessoas saberem de que passam muitas horas no celular. E vocês sabem como eu me irrito quando copiam a Apple (Essa foi pra você, Gates).
Arte/UOL
A nova ferramenta deles, o Digital Wellbeing, além de mostrar os mesmos dados que o iPhone já exibe, consegue bloquear apps. Gostei. As pessoas estão perdendo um pouco a mão. Já falei no passado que nunca tinha deixado meus filhos usaram iPads. Limites são importantes.
Arte/UOL

Qual o veredito?

Arte/UOL
Arte/UOL
No geral, acho que o Google fez sua lição de casa. O novo Android parece promissor daqui de cima. Só não vou elogiar demais a concorrência porque, entre os filhos dos outros e os meus, vou defender sempre os meus...
Arte/UOL
Texto: Felipe Germano

Arte: Suellen Lima

Edição: Márcio Padrão

Aqui a gente faz um exercício de imaginação para saber o que Steve Jobs, sarcástico como só ele, acharia dos lançamentos atuais. Quinzenalmente em Tilt.