Nostalgia

Não é magia, é tecnologia

Filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" completa 20 anos, mas você se lembra de como eram as tecnologias da época?

Divulgação
Era 2001 quando o primeiro filme da franquia Harry Potter foi lançado. Enquanto o bruxinho vivia em um mundo de carros voadores e capa de invisibilidade, você tinha que se contentar com um discman ou anotar uma sequência de números para falar com alguém no ICQ. Streaming? WhatsApp? Ah, longe disso.
Desde então, as tecnologias e os nossos gadgets evoluíram --e muito! Tilt preparou uma lista para relembrar como eram as nossas interações com o digital na época em que assistir a Harry Potter em DVD era muito moderno.
reprodução/Warner

Alô? Quem tá discando a internet?

No início dos anos 2000 a internet discada ainda era uma realidade para os brasileiros que dispunham de um computador em casa. Para se conectar, era preciso "sequestrar" a linha telefônica e, bem, muitos pais pagavam caro por isso (o uso da internet durante a madrugada e aos domingos costumava ser mais em conta).
Reprodução
Flickr/Creative Commons

Oi, quer tc?

O ICQ foi o serviço de mensagens instantâneas mais popular até o MSN Messenger, lançado em 1999, roubar o seu posto anos depois. Com a plataforma, você podia personalizar frase de status, tremer a janela para chamar atenção, abrir várias abas de conversas ao mesmo tempo e até fazer chamadas de vídeo. Se você é dessa época, deve se lembrar daqueles barulhinhos icônicos durante o bate-papo nos dois programas.

Dá um Google

Em 1998, o Google lançou a versão de testes de seu motor de busca. Em 2001, já era possível pesquisar por imagens na ferramenta. Ter de recorrer a enciclopédias começava a ser coisa do passado. E por falar em enciclopédia, em janeiro de 2001 era lançada a Wikipedia.
Reprodução

Celular com rádio FM e Bluetooth? Temos

Um dos celulares mais populares do início do milênio, o Nokia 8310 foi o primeiro a oferecer recursos inovadores para a época: telefone com rádio FM, calendário e porta infrared (padrão de comunicação entre dispositivos wireless). O clássico joguinho da cobra também estava lá. Em 2001, a Ericsson também lançou os modelos de celular R520m e T39m, cuja grande inovação era o Bluetooth.
Reprodução
Samantha Sin - 24.jul.2004/AFP

Troca seus CDs e rádios por isso?

Escutar rádio FM no celular não impressiona muito, mas em 2001 Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, apresentou o iPod. "Este dispositivo incrível armazena mil músicas e vai direto para o meu bolso." Seu predecessor, Discman, logo se tornaria obsoleto.

Pegou o arquivo aí?

A forma mais popular de enviar e trocar arquivos era por meio de torrents. Questões legais à parte, o Bit Torrent foi desenvolvido como programa Pessoa para Pessoa (P2P) de código aberto. Ou seja, permitia que internautas carregassem e baixassem arquivos --geralmente músicas e filmes. Lembra do Kazaa, lançado em 2000?
Reprodução

Evolução na fotografia

As câmeras digitais chegaram ao mercado no final dos anos 1990. Um dos clássicos foi a Sony Mavica, que usava disquete para salvar as imagens. As primeiras cyber-shots, da Sony, faziam imagens com resolução de até 4 MP (parece pouco hoje, mas para a época era incrível). Já o 1º modelo comercial de celular com câmera foi um da Sharp, o J-SH04, lançado em 2001.
Reprodução
Reprodução

O futuro dos games começa aqui

No final dos anos 1990, o Nintendo 64 introduziu um novo conceito para games domésticos. E no mesmo ano em que o primeiro filme da série Harry Potter chegava aos cinemas, também era lançado o Xbox. "O futuro dos games começa hoje e inicia com o Xbox", disse Bill Gates ao revelar o console.
Publicado em 27 de novembro de 2021.
Texto: Carla Matsu (colaboração)
Edição: Edilson Saçashima (colaboração) e Bruna Souza Cruz (de Tilt)


Continue navegando por Tilt