Do disquete ao celular

Lembra disso? Oito tecnologias que nos lembram que envelhecemos

ttatty/Getty Images/iStockphoto
Produzido pela Digital Equipment
Corporation em 1965, era um minicomputador potente com memória de 9 KB. Na época, custava US$ 72 mil (R$ 407,9 mil, na cotação atual) e pesava 500 kg (sim, isso era "mini" naquele tempo!)

Minicomputador PDP-7

Wikipédia

Computador da Apollo 11

A chegada do homem à Lua é prova do avanço tecnológico causado pela Guerra Fria. Ainda assim, sabia que o computador que comandou o pouso da Apollo-11 em 1969 tinha menos poder de processamento que uma calculadora científica TI-83?
Fotos Públicas

Disquete

Usados até o começo dos anos 2000, eles eram muito úteis no armazenamento e transferência de dados. Os mais comuns tinham a capacidade de armazenar 1,44 MB. Para se ter uma ideia, um pen drive comum de 16 GB equivale a "apenas" 11.378 disquetes.
Pexels

Micro SD


Quem não lembra do surgimento do revolucionário micro SD? Com 128 GB de capacidade de armazenamento, um só cartãozinho equivalia a 88.832 disquetes.
Pexels

CDs

Das fitas K7 aos discos
de vinil, escutar música não
era tarefa tão fácil. Até que surgiram
os "compact disc", ou CDs, capazes de armazenar até 80 minutos de áudio ou
700 MB de dados.
Pexels

Câmera de filme


Hoje com a praticidade e instantaneidade dos smartphones, é difícil lembrar do tempo em que só dava para tirar até 36 fotos por rolos de filme, sob o risco de nenhuma prestar. Fora a espera para revelar e
copiar as imagens.
Pexels

Telefones de disco

Você é do tempo dos telefones de disco? Hoje eles são peças vintage, mas ter um deles já foi sinônimo de status e riqueza. Isso porque custava muito ter a própria linha. No Brasil, teve gente que pagou consórcio e fez do aluguel de ramais um meio de vida.
C Technical/Pexels

Nokia 3310



Na medida em que os telefones
fixos se popularizaram, chegaram ao mercado os primeiros celulares. O "tijolão" Nokia 3310 era o sonho de consumo de muita gente no começo dos anos 2000
Pexels

Smartphone

Hoje, tudo que foi mostrado aqui está em um único aparelho: o smartphone. Ele surgiu no fim dos anos 2000 e não para de evoluir. Hoje ouvimos música, tiramos fotos, guardamos dados, acessamos a internet... tudo em um só lugar, cabendo no seu bolso.
Jason Alden - 19.ago.2010/Bloomberg
Publicado em 02 de abril de 2021.
Texto: Felipe Oliveira
Edição: Mirthyani Bezerra (colaboração) e Márcio Padrão



Continue navegando por Tilt