O pai do iPhone

5 patentes icônicas de Steve Jobs

Matt Dunham/Reuters

Adeus, Jobs

Steve Jobs nos deixou em 5 de outubro de 2011, desde então sua presença ainda é forte nos produtos da Apple.
Beck Diefenbach/Reuters
O escritório de patentes dos Estados Unidos aponta mais de 400 registros que listam "Steven P. Jobs" ou "Steve Jobs" como parte dos inventores.
Duophenom/ Pexels

A primeira

Reprodução/Apple
Sua primeira patente, USD268584S, de 1983, tem o nome simplório de "Computador Pessoal". São três páginas e sete figuras que definem o design, sem aprofundar no funcionamento.
Divulgação/Apple 2 History

Macintosh

Icônica mesmo é a segunda: USD285687S, de 13 de outubro de 1983. Ela define o projeto do Macintosh, que seria revelado em dezembro.
Yuri Gripas/Reuters
O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar o conjunto com interface gráfica, tela incorporada, teclado e mouse com fio.
Dado Ruvic/Reuters

iPod

Em 22 de outubro de 2001, um dia antes do iPod ser lançado, a patente USDD469109 foi registrada, descrevendo o que seria um "reprodutor de mídia".
Divulgação/Apple
Era ele, o iPod Classic. O primeiro iPod foi comercializado 8 meses depois do lançamento do iTunes nos computadores Apple.
Wikipédia

iPhone

O sucesso do iPhone gerou dezenas de clones mundo afora, que tentaram replicar sua aparência e qualidade em hardware e software.
Getty Images
As patentes USD558756, USD558757 e USD580387 foram protocoladas em 5 de janeiro de 2007, apenas quatro dias antes do anúncio do iPhone.
Reprodução/Apple

Escada de vidro

Até as escadas típicas de algumas Apple Stores foram ideias do gênio. O design ornamental das lojas está na patente USD478999, de 2003.
Mario Tama/Getty Images/AFP

Ideia póstuma

Em março de 2013, um registro póstumo foi feito sob seu nome: um "comando de controle remoto empregando um dispositivo móvel sem fio".
Divulgação/Apple
Para ser mais claro, Jobs havia planejado uma espécie de super iPad para barcos, que funcionaria como um sistema de controle. Foi sua última invenção.
Reprodução
Durante seis anos, ele se dedicou à construção de um ambicioso iate que nunca chegou a ver zarpar. A embarcação, chamada Venus, foi herdada por sua esposa, Laurene Powell Jobs.
Glamurama/DailyMail.com/Reprodução

Entre os melhores

Em 2012, o nome de Jobs foi introduzido postumamente no Hall da Fama dos Inventores.
Divulgaçõ/invent.org

Uma carreira brilhante

Jobs tinha apenas 21 anos em 1976, quando cofundou a Apple Computer com Steve Wozniak e Ronald Wayne. Foi uma grande influência em vários setores, incluindo computação, filmes animados, música, varejo e conteúdo digital.
Foto clássica dos Steves Wozniak (Woz) e Jobs
Publicado em 12 de junho de 2022.
Texto: Melissa Cruz Cossetti (colaboração)
Edição: Marcel Nadale (de Tilt)


Continue navegando por Tilt