Exploração espacial

Cinco formas de como a IA pode ser uma mão na roda para astronautas

NASA/Divulgação
Os primeiros trabalhos para o desenvolvimento da inteligência artificial tiveram origem no pós-Segunda Guerra Mundial, nos EUA. Hoje, são inúmeras as possibilidades que essa tecnologia vem nos proporcionando.
Nasa/Divulgação
No campo espacial, a inteligência artificial pode facilitar a vida dos astronautas, ampliar e agilizar descobertas.
NASA/Divulgação

1. Assistentes de astronautas

Ainda não existe um robô que possa trabalhar ao lado (ou no lugar) dos astronautas durante as missões no espaço, mas as pesquisas para chegar a isso estão fervilhando por aí.
NASA/Divulgação
A Nasa (Agência Espacial dos EUA) está desenvolvendo um robô humanoide para ajudar os tripulantes da ISS (Estação Espacial Internacional), o Robonaut. A tecnologia poderia fazer trabalhos envolvendo manutenção de equipamentos, consertos e atividades de alto risco.
NASA/Divulgação
Em dezembro de 2019, um robô assistente batizado de Cimon foi levado para a ISS para passar um total de três anos de testes. Se tudo der certo, ele poderá ser usado para reduzir o estresse dos astronautas, assumindo algumas de suas tarefas.
Nasa/Divulgação

2. Planejamento de missões

O conhecimento adquirido em missões espaciais anteriores são essenciais para desenvolver novas idas ao espaço. A inteligência artificial pode ajudar ainda mais no compartilhamento de dados para criar bases mais fortes para futuras viagens além da Terra.
Reprodução/Twitter/@StationCDRKelly
Apelidado de Daphne, um assistente com IA já é usado para projetar sistemas de observação da Terra por satélite, fornecendo dados relevantes, incluindo feedback, bem como respostas a perguntas específicas.
NASA/Divulgação

3. Dados de satélites

Satélites de observação da Terra geram grandes volumes de dados. Com inteligência artificial, é possível realizar análises detalhadas dessas informações com alto poder de processamento.
Forplayday/iStock
A IA, por exemplo, ajuda a estimar o armazenamento de calor em áreas urbanas, a combinar dados meteorológicos com imagens de satélite para identificar a velocidade do vento. Além disso, a tecnologia pode prever níveis de radiação solar usando dados de satélites geoestacionários.
Reprodução/Thales Alenia Space

4. Detritos espaciais

O lixo espacial é um dos grandes problemas ainda sem solução no século 21. O uso de inteligência artificial pode colaborar para evitar acidentes com esses objetos seja no espaço ou aqui na Terra.
Amber Case/Flickr
Satélites sem função podem ser programados para entrar na atmosfera da Terra quando implantados na região da órbita baixa terrestre, se desintegrando completamente, de forma controlada e segura com ajuda da IA.
Carol Malavolta/UOL
Outra estratégia é usar tecnologia para evitar possíveis colisões no espaço e impedir a criação de qualquer entulho por lá. Pesquisadores desenvolveram um método para projetar manobras que desviam dos impactos dos lixos espaciais usando técnicas de aprendizado de máquina (capacidade do sistema aprender a executar ações sozinho).
BBC

5. Sistemas de navegação

Em 2018, a NASA e a Intel desenvolveram um sistema de navegação usando IA para explorar os planetas. O modelo foi treinado nas milhões de fotografias disponíveis de várias missões e foi possível criar um mapa lunar virtual.
NASA
Os cientistas podem então usar as milhões de imagens que temos de satélites de observação, como o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), para traçar estratégias de exploração mais precisas.
ESA/Kanijoman/Flickr
Publicado em 12 de junho de 2021.
Texto: Gabriela Fujita (colaboração)
Edição: Bruna Souza Cruz, de Tilt, e Mirthyani Bezerra (colaboração)


Continue navegando por Tilt