Do videogame à quimioterapia

Veja 10 cientistas e inventores negros que fizeram história

ljubaphoto/Getty Images
Talentosos e inovadores, ao longo da história, cientistas negros precisaram enfrentar o racismo para não serem silenciados. Em alguns casos, o reconhecimento veio, mas de maneira póstuma.
Divulgação/Library of Congress

André Rebouças (1838-1898)

Engenheiro militar e inventor brasileiro, resolveu o problema de abastecimento de água do Rio de Janeiro, então capital do Império. Desenvolveu ainda um torpedo durante a Guerra do Paraguai e ajudou a criar a Sociedade Antiescravagista.
Divulgação/Museu Histórico Nacional

Madam C.J. Walker (1867-1919)

Entrou para o Guinness Book como a primeira negra milionária dos EUA. Empreendedora, filantropa e ativista, inventou a que pode ser considerada a precursora das linhas de cosméticos e produtos capilares para afro-americanas.
Divulgação/Smithsonian Institution

Léopold Sédar Senghor (1906-2001)

Primeiro professor negro formado pela Universidade de Paris, se tornou presidente do Senegal após criar o Négritude, movimento engajado na luta pela identidade negra e contra a influência europeia na cultura africana.
Divulgação/Bibliothèque Nationale de France

Mary Kenner (1912-2006)

Inventou o absorvente menstrual e o suporte para papel higiênico. Por ser negra, nunca conseguiu patentear as invenções, que acabaram sendo comercializadas livremente quando caíram em domínio público.
Divulgação/Howard University

Jane Cooke Wright (1919-2013)

Médica cofundadora da Sociedade Americana de Oncologia, revolucionou o tratamento de câncer. Seus estudos foram os primeiros a identificar drogas quimioterápicas para tratar tumores, sem usar animais como cobaias.
Divulgação/National Library of Medicine

Milton Santos (1926-2001)

Geógrafo brasileiro, foi o único pesquisador sem ascendência anglo-saxônica a receber o Prêmio Vautrin Lud, considerado o
"Nobel" da Geografia.
Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Jerry Lawson (1940-2011)

Como engenheiro-eletrônico-chefe da startup de tecnologia americana Fairchild, desenvolveu nos anos 1970 o Channel F, o primeiro videogame da história com entrada para cartuchos.
Divulgação/Fairchild Semiconductor International

Mark Dean (1957)

Projetistas do primeiro computador pessoal da empresa IBM, em 1981, detém mais de 20 patentes e criou a tecnologia de conexão entre computadores, impressoras e modens.
Divulgação/The University of Tennessee

Sonia Guimarães (1957)

Primeira mulher negra brasileira a ser doutora em física e a lecionar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Se especializou na área de semicondutores e liderou pesquisas sobre sensores de calor.
Reprodução/TV Globo

Marcelle Soares-Santos (1983)

Nascida em Vitória (ES) e doutora em astrofísica pela USP, tornou- se a única brasileira negra a liderar o projeto americano DES (Levantamento da Energia Escura, em tradução livre). Hoje, se dedica a investigar a origem e expansão acelerada do Universo.
Divulgação/Revista Pesquisa Fapesp
Publicado em 23 de fevereiro de 2021.
Texto: Marcelo Testoni
Edição: Mirthyani Bezerra (colaboração) e Márcio Padrão



Continue navegando por Tilt