Bigh Techs

De onde vieram os nomes das gigantes tecnológicas?

Divulgação

Amazon, Motorola, Samsung, Windows?

Teorias engraçadas, declarações óbvias e biografias recentes ajudam a entender de onde vieram as ideias que deram origem aos nomes das big techs mais famosas do mundo.
Getty Images

Amazon

A Amazon nasceu em 1995 como Cadabra Inc., uma livraria. Tudo começou como um mercado online para livros. Meses depois, mudou o nome para Amazon Inc. porque um advogado interpretou mal o nome original ao telefone e entendeu "cadáver". Meio macabro, não?
Reprodução
Jeff Bezos, fundador da empresa, escolheu Amazon porque, para ele, a palavra remete a "exótico e diferente". O fato de o rio Amazonas ser o maior do mundo combinava com a ambição de ter a maior livraria do planeta. Começando com A, o nome sempre estaria no topo de qualquer lista em ordem alfabética.
Divulgação

Android

A história começa em 2003. A Android Inc. foi fundada por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White em Palo Alto (EUA). Em 2005, foi comprada pelo Google. O primeiro telefone com o sistema foi lançado comercialmente em 2008: o HTC Dream, conhecido como T-Mobile G1.
Reprodução
Diz a lenda que Andy Rubin, um dos criadores da companhia, era fã de robôs e foi apelidado por colegas de trabalho de "androide", em 1989. A brincadeira acabou dando origem ao nome do sistema operacional. Até 2008, Android.com era o site pessoal de Rubin.
Hello I'm Nik/Unsplash

Samsung

A palavra Samsung é composta de duas partes -- sam e sung -- que significam "três" e "estrelas". O nome foi escolhido pelo fundador da empresa, Lee Byung-chull, que almejava uma companhia poderosa e eterna, como as estrelas no céu.
ESO/G. Brammer
As três estrelas foram mantidas na logomarca da empresa em vários formatos até o ano de 1993 (imagem acima). A partir daí, a identidade visual da marca passou a conter somente o nome Samsung.
Reprodução

Galaxy

Com uma breve constelação no nome, é natural que os produtos da Samsung tragam outras referências do cosmos em seus nomes: Galaxy, Star e Odyssey, por exemplo. O primeiro smartphone Android da marca, lançado em 2009, se chamava Samsung GT-I7500, mas ficou conhecido como Samsung Galaxy.
Reprodução

Windows

O nome oficial é Microsoft Windows, e isso é um detalhe importante do ponto de vista comercial: não é possível registrar o termo "janelas" (windows, em inglês) sozinho. Quase sempre, a Microsoft usa nomes básicos, descritivos e únicos para seus produtos, como Word e Office. Windows vem das múltiplas janelas que permitiam realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo, uma novidade em 1985.
Divulgação

Microsoft

Em entrevista à revista Forbes, em 1995, Bill Gates deu a seguinte declaração: "Quando assinamos o primeiro contrato, nos referimos a nós mesmos como 'Paul Allen e Bill Gates fazendo negócios como Micro-Soft'. Não me lembro por que do hífen e um 'S' maiúsculo." "Micro" de microcomputador e "soft" de software.
Reprodução

Motorola

Paul Galvin, um dos fundadores da companhia, queria um nome para o novo rádio automotivo da Galvin Manufacturing Corporation e criou a marca Motorola usando "motor" (por causa dos automóveis) e "ola" (de vitrola). Esse final estava na moda para fabricantes de eletrônicos, como Moviola, Crayola, Pianola. O sucesso foi tanto que virou o novo nome da empresa.
Reprodução
Publicado em 13 de novembro de 2022.
Texto: Melissa Cruz Cossetti (colaboração)
Edição: Gabriela Fujita (colaboração) e Bruna Souza Cruz (de Tilt)


Continue navegando por Tilt