Letrinha famosa

De onde vem o nome do iPhone?

Reprodução
iPhone, Mac, Apple...
De onde vieram as ideias para
os nomes mais famosos no
mundo tecnológico? Tilt
pesquisou teorias e declarações
que ajudam
a entender esse sucesso.
Dá uma olhada!
Divulgação

A letra i

A ideia para usar o i, que hoje está no nome de quase todos os produtos da Apple, foi apresentada por Steve Jobs, em 1998. Segundo ele, a vogal aparecia em várias palavras que a marca considerava positivas.
Divulgação
Jobs (que aparece no print do vídeo da apresentação abaixo) exibiu as palavras internet, individual, instruir, informar e inspirar para definir o iMac. Isso foi há 23 anos, quando ele propôs a evolução do Macintosh, o computador pessoal da Apple.
Reprodução/YouTube
A partir daí, a vogal i passou a ser associada a uma série de itens da marca:
iMac (1998), iPod e iTunes (2001), iPhone (2007) e iPad (2010).
Reproodução

iOS

Seguindo esse padrão, a Apple mudou em 2010 o iPhone OS (de sistema operacional, em inglês) para iOS, saltando do iPhone OS 3 para o iOS 4.
Divulgação

Macintosh

O nome dos computadores da Apple vem de McIntosh, um tipo de maçã adorada por Jef Raskin (foto). Foi ele quem começou o projeto de desenvolvimento da máquina, no fim dos anos 1970.
PC Forum/Flickr
McIntosh é esta maça vermelhinha da foto, originalmente cultivada no Canadá e na Nova Inglaterra (EUA). Apple, como você já deve saber, quer dizer maçã em inglês.
Getty Images

Mac

Para evitar problemas de direitos autorais, colocaram um A no nome da maçã. Em 1998, virou só Mac.
Divulgação

Apple

Já a Apple Computer poderia ter se chamado Executex ou Matrix Electronics. Estes eram nomes que estavam na lista, segundo a biografia de Steve Jobs (editora Companhia das Letras).
Duophenom/ Pexels
"Em parte, porque eu gosto muito de maçãs. E também porque Apple está à frente de Atari na lista telefônica", disse Jobs (na foto) sobre a escolha feita em 1976.
Beck Diefenbach/Reuters
A partir de 2007, a empresa perdeu a palavra Computer e passou a se chamar somente Apple. Era um indicativo da expansão que viria: para além do computador pessoal, passou a focar o mercado de eletrônicos de consumo.
Divulgação
Publicado em 31 de julho de 2022.
Texto: Melissa Cruz Cossetti (colaboração)
Edição: Fabiana Uchinaka e Gabriela Fujita (colaboração)


Continue navegando por Tilt