.
Deixe o celular com a sua cara. Com o recurso de personalização, é possível mudar o plano de fundo, adicionar widgets, ícones de apps, rotacionar a tela, entre outros. Toque e segure qualquer espaço da tela inicial e selecione a opção desejada.
Alguns gestos deixam o uso do celular mais prático e acessível. É possível, por exemplo, abrir câmera rápido sem apertar qualquer botão. Acesse “Configurações” e entre em “Sistema”. Agora, toque em “Gestos” e ative aqueles desejados tocando em cada um deles.
O recurso de "Bem-estar digital" fornece informações como: quantas vezes você desbloqueou seu telefone, a quantidade de tempo que passa em cada app todos os dias, entre outros. Você pode então configurar o celular para limitar o uso de alguns programas, diminuindo assim as distrações.
Os programas que já vêm instalados de fábrica são chamados de bloatwares. Mas nem todos são necessários. Para limar a memória do celular, uma dica é desinstalar o que for possível. Para isso, toque e segure o app desejado e vá no ícone de informação (círculo com i dentro). Agora, toque em “Desativar” ou “Desinstalar”.
Ao ativar o modo "Não Perturbe", as notificações deixam de aparecer. Quando você está dormindo, todas elas são silenciadas, exceto as de contatos definidos como favoritos. Deslize a tela de cima para baixo para acessar o painel de funções. Em seguida, toque e segure por alguns instantes o ícone de “Não Perturbe”. Vá em “Ativar agora” e defina as configurações desejadas.
Por padrão, quando uma notificação é recebida, a tela de bloqueio é ativada. Você pode então configurá-la para que as informações apareçam na tela de bloqueio somente quando você levantar o celular. Ou ainda desativar de uma vez. Acesse “Configurações” > “Tela” > “Avançado” > "Tela de Bloqueio”.
O "Modo Escuro" altera a cor da tela ajudando a reduzir o cansaço visual. Ao invés de alternar manualmente entre o modo escuro e regular, você pode configurar uma programação para que seu aparelho faça isso automaticamente, dependendo da hora do dia ou do horário do nascer/pôr do Sol.
O recurso faz com que todas as informações de login de sites e apps fiquem salvas em um gerenciador de senhas. Assim, não é preciso preenchê-las – e nem se lembrar de todas. Acesse “Configurações” > “Sistema” > “Idioma e entrada” > “Avançado” > "Preenchimento automático”. Selecione o gerenciador de senhas ou Google (no caso de salvá-las no Chrome).
Ter suas informações médicas salvas no celular pode ajudar em caso de acidentes. Dados como tipo sanguíneo, alergiase medicamentos podem ser informados. Acesse “Configurações” > “Sobre o dispositivo” > “Informações de emergência” > “Adicionar informações”.
O SOS de Emergência permite cadastrar números de confiança para serem facilmente acionados. Dessa forma, quando precisar, é só pressionar o botão Liga/Desliga três vezes seguidas rapidamente. Os contatos cadastrados receberão o alerta de emergência.
Publicado em 05 de abril de 2022.
Texto: Nicole D'Almeida (colaboração)
Edição de arte: Carol Malavolta
Edição de texto: Bruna Souza Cruz (de Tilt)


Continue navegando por Tilt