Astronomia

Vulcão nos EUA é cenário de treinos para vida no espaço

Hi-Seas/Divulgação
Localizado 2.500 metros acima do nível do mar, o vulcão Mauna Loa fica no Havaí (EUA) e é o mais ativo no mundo. Cientistas espaciais de vários países usam seus túneis de lava vulcânica como treinamento para a vida em Marte e na Lua.
Aidan_Brown_/Flickr
Pesquisadores de astrobiologia exploram o terreno acidentado do vulcão e descem para as profundezas da montanha, porque acredita-se que esse é o tipo de cenário que futuros viajantes do espaço sideral irão encontrar.
Hi-Seas/Divulgação
Os túneis e sistemas de cavernas criados por fluxos de lava no vulcão têm características parecidas com o que se espera de Marte e da Lua. Equipes de cientistas passam horas debaixo da superfície coletando amostras microbianas.
Hi-Seas/Divulgação
Vestindo trajes espaciais equipados com sistemas de suporte de vida, como os que serão usados em missões espaciais, os integrantes do programa de treinamento caminham cerca de 1,5 km no subsolo.
Hi-Seas/Divulgação
Estudos arquitetônicos são realizados nas galerias internas do vulcão para avaliar se tubos semelhantes na Lua podem vir a ser usados como abrigo, dando proteção aos astronautas contra radiação e choque de meteoritos na superfície.
Thomas Pesquet/Flickr
O projeto de treinamento no vulcão é realizado em parceria da NASA (agência espacial dos EUA) com a Hi-Seas, nome da estação de pesquisa analógica de exploração de Marte e da Lua, administrada pela International MoonBase Alliance.
Hisayoshi Kato/Flickr
Publicado em 25 de abril de 2021.
Texto: Gabriela Fujita (colaboração)
Edição: Gabriela Fujita (colaboração) e Márcio Padrão



Continue navegando por Tilt