De carro elétrico a vacinas

Essas 10 inovações devem mudar nossas vidas em 2021

Arek Socha/Pixabay
A MIT Technology Review, revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), divulgou sua lista das dez tecnologias mais inovadoras para 2021. As vacinas de RNA, a inteligência artificial e até os algoritmos do TikTok estão entre os destaques.
Wikimedia Commons

1. Vacinas de RNA mensageiro


A tecnologia que envolve engenharia genética e replicação do RNA mensageiro na produção de imunizantes já está fazendo a diferença no combate à covid-19. As duas vacinas mais eficazes (fabricadas por Pfizer e Moderna), segundo a revista, têm base nessa inovação.
Nanographics GmbH
Em desenvolvimento há 20 anos, a técnica "pode transformar a medicina, levando a vacinas contra vários tipos de doenças infecciosas, incluindo malária". Também é considerada uma "grande promessa" no tratamento de HIV e de câncer.
Flickr

2. GPT-3

A inteligência artificial GPT-3 é apontada como o mais desenvolvido modelo de computador a se comunicar como um humano. Treinado com textos de milhares de livros e da internet, pode imitar um texto escrito por uma pessoa com grande realismo.
Getty Images
Mas o sistema não entende o que escreve, o que resulta, às vezes, em algo ilegível e sem sentido. Como a internet é uma grande fonte de aprendizado, o GPT-3 ainda pode reproduzir desinformação e preconceito. Aguardemos pelas novas versões.
Free-Photos/Pixabay

3. Algoritmos do TikTok

Os algoritmos do feed "Para Você" da rede social chinesa mudaram a forma de apresentar novo conteúdo. Enquanto outras redes sociais destacam conteúdo com apelo de massa, o TikTok pode valorizar tanto anônimos quanto celebridades.
Freepik
Os algoritmos também capricham para fornecer conteúdo relevante a comunidades de nichos, que compartilham um interesse ou identidade em particular. Essa capacidade contribui para o veloz e impressionante crescimento do aplicativo.
iStock

4. Baterias de metal de lítio

Desenvolvido pela QuantumScape, startup do Vale do Silício (EUA), a bateria de metal de lítio pode viabilizar carros elétricos. Hoje, eles são caros e de pouca autonomia, já que sua bateria de íon de lítio dura poucas centenas de quilômetros até exigir uma lenta recarga.
Mike/Pexels
A bateria de metal de lítio pode aumentar o alcance de um veículo elétrico em 80% e teve recarga mais rápida nos primeiros resultados dos testes. A empresa tem um acordo com a Volkswagen.
Divulgação

5. Gerenciamento de dados

A União Europeia reforçou em 2020 sua estratégia de governança de dados, assumindo um papel importante na facilitação do uso e monetização das informações privadas de seus cidadãos. As novas medidas devem ser aplicadas até 2025.
Flickr
Nessa abordagem, uma entidade coleta e gerencia os dados pessoais das pessoas, em vez de elas mesmas fazerem esse monitoramento, o que pode resultar em uma solução potencial para problemas de privacidade e segurança.
smartboy10/Getty Images

6. Hidrogênio verde

A queda no custo da energia solar e eólica torna barato e prático o hidrogênio verde, combustível derivado de fontes renováveis e com grande potencial. Segundo o MIT, a Europa já começou a construir a infraestrutura necessária.
Flickr
O hidrogênio queima de forma limpa e pode ser usado para fazer combustíveis sintéticos que substituem a gasolina ou o diesel. Mas, até agora, a maior parte do hidrogênio vem do gás natural, em um processo não limpo e que consome muita energia.
Flickr

7. Rastreamento de contato

Havia uma expectativa de que o
rastreamento digital de contatos pudesse identificar, pelo GPS ou Bluetooth do smartphone, possíveis infectados por
covid que tivessem cruzado o
nosso caminho, mas, não rolou...
Freepik
A Apple e o Google lançaram recursos como notificações de exposição para muitos smartphones, mas as autoridades de saúde pública lutaram para persuadir as pessoas a usá-los. Mas as lições podem ser usadas em outras áreas da saúde.
Mary Taylor/Pexels

8. GPS hiperpreciso


Os GPS atuais têm precisão de cinco a dez metros, mas novas tecnologias podem reduzir isso para alguns centímetros ou milímetros. Isso abre novas possibilidades, de avisos de deslizamentos de terra a robôs para entregas e carros autônomos.
Dariusz Sankowski/Pixabay
O sistema de navegação global BeiDou (Ursa Maior), da China, fornece uma precisão de posicionamento de 1,5 a 2 metros para qualquer pessoa no mundo. Quatro novos satélites para GPS III foram lançados em novembro e mais devem ir a órbita até 2023.
John Arano/Unsplash

9. Tudo remoto

A necessidade de isolamento social por causa da pandemia de covid-19 mostrou ao mundo que é possível realizar várias atividades à distância.
August de Richelieu/Pexels
A Snapask, uma empresa de tutoria online, tem mais de 3,5 milhões de clientes em nove países, e o Byju's, um app de aprendizado da Índia, tem quase 70 milhões de inscritos. Na África, serviços de telemedicina chegaram a milhões de pessoas.
Steve Buissinne/Pixabay

10. IA multiqualificada

Uma abordagem promissora para melhorar a inteligência artificial é expandir seus sentidos. Atualmente, a IA com visão computacional ou reconhecimento de áudio pode sentir coisas, mas não pode "falar" sobre o que vê e ouve.
Gerd Altmann/Pixabay
Combinar essas habilidades poderia gerar inteligência semelhante à humana? Um robô que pode ver, sentir, ouvir e se comunicar poderia ser um assistente humano mais produtivo? Uma IA assim poderá entender melhor o mundo, diz a revista do MIT.
Flickr via vpnsrus.com
Publicado em 22 de março de 2021.
Texto e edição: Gabriela Fujita (colaboração)
Edição: Márcio Padrão


Continue navegando por Tilt