Topo

Free Fire: El Mito sofre racismo em live e Los Grandes se posiciona

Divulgação/LosGrandes
Imagem: Divulgação/LosGrandes

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

08/02/2022 15h15

O jogador de Free Fire emulador da Los Grandes, Victor "El Mito", foi alvo de ataques racistas na live de Nicolas "NIKAO TV" Felipe na noite de segunda (7). Segundo o streamer, um de seus companheiros de partida - chamado por "Clark" - proferiu injúrias raciais direcionadas a Mito: "esse filho da p*** preto fazendo granada".

O START procurou a Los Grandes, que logo se posicionou nas redes sociais com uma nota de repúdio:

Fãs, jogadores, influencers e organizações de eSports levantaram a hashtag "ESTAMOS COM VOCÊ EL MITO".

Após a repercussão do ato racista, o streamer retirou seu vídeo do ar e se posicionou em seu Instagram, afirmando que o rapaz "não falou na intenção de ser racista".

Tropa, primeiramente eu quero pedir desculpas a todo mundo pelo que aconteceu, eu não estou em contato com o Clark, ele desativou [o Instagram], sumiu, não tem como eu falar com vocês sobre ele porque ele não está me respondendo

Em seguida, Nikao TV complementou em defesa do amigo:

A gente estava na resenha, tinha morrido pros caras, ele não falou aquilo e não falou na intenção de ser racista com o moleque, até porque a gente é fã dos caras, a gente assiste eles nos campeonatos e torce por eles

Criticado pela comunidade por não corrigir o amigo, o streamer afirmou que Clark já está em contato com a Los Grandes e que "com certeza vai tomar um processo". Rodrigo Terron, diretor da Los Grandes, afirmou em seu Twitter: "Já estamos trabalhando para garantir as consequências previstas na lei".


O mineiro de apenas 14 anos é um dos nomes em ascensão na cena competitiva de Free Fire emulador. Contratado pela Los Grandes no início de 2021, Victor "Mito" foi eleito em como Melhor Jogador de Free Fire Emulador de 2021 e Melhor Atleta Revelação na NFA Awards.

Ele também faturou títulos como a Copa LBR Season 1, Level Up Champions Season 1, Liga das Américas Season 1, além do MVP e título da Liga das América Season 2 e o MVP e o título da Copa Tropa Season 1.

Em janeiro de 2021, Mito já havia sido alvo de racismo ao mostrar, pela primeira vez, seu rosto na webcam de sua live no YouTube. Os usuários usaram o SuperChat para fazer pequenas doações e destacar mensagens ofensivas como "macaco" e "preto" na live. Mito optou por encerrar a transmissão.

Na época, a mãe de El Mito, Juliana Ferreira, desabafou: "Eu sempre peço que entrem nos perfis de todos aqueles que cometem atos racistas e denunciem, pois precisamos tirar a arma deles, que é a internet nesses casos", relata.

Maah Lopez, apresentadora de esports - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Maah Lopez, apresentadora de esports
Imagem: Reprodução/Instagram

Maah Lopes, apresentadora de eSports com passagem pela LBFF, contou em reportagem ao GE como nomes da comunidade negra sofrem dentro e fora dos jogos: "Infelizmente vivemos em uma sociedade em que precisamos nos provar o tempo todo. Eu diria para ele não se deixar abater e tentar usar isso como motivação para chegar cada vez mais longe", cravou Maah.

Confira nossa live com Maah Lopes:

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol