Topo

Fortnite volta ao iPhone e iPad via GeForce NOW, entenda como funcionará

Divulgação/Mein-MMO
Imagem: Divulgação/Mein-MMO

Amanda Fleure, do Start

Em São Paulo

13/01/2022 15h38

Fortnite voltará em breve ao iPhone e iPad. O GeForce NOW, serviço de jogos em nuvem da Nvidia, lançará uma versão beta mobile por tempo limitado do battle royale da Epic Games. Também será possível jogar no iOS pelo navegador Safari.

O período de testes beta começa na próxima semana, tanto para iOS quanto para Android. E infelizmente o Brasil não está incluido para os testes, você pode conferir as incrições por aqui.

Entendendo o caso

Tudo começou em 2020, quando a Epic Games acusou a Apple de monopólio em sua loja de aplicativos, e chegou a processar a empresa por usar de seu domínio para obter lucros maiores. A disputa foi crescendo à medida que mais empresas ficaram interessadas no caso.

Segundo a Epic, a Apple forçava os desenvolvedores a usarem o sistema de pagamentos nativos da Apple, que cobra comissões de até 30% sobre as vendas. Logo, a desenvolvedora direcionou seus clientes a comprarem fora do ecossistema da Apple, em um ambiente isento de taxas.

Fortnite - Divulgação/EpicGames - Divulgação/EpicGames
Imagem: Divulgação/EpicGames

No Fortnite, os jogadores passaram a poder realizar compras diretamente pelo jogo, em vez de utilizar as lojas proprietárias da Apple ou Google. Com esse atalho "burlando as regras", a Apple removeu o jogo da sua App Store horas depois.

Em um comunicado, a empresa afirmou que a Epic habilitou um recurso não aprovado pela Apple. Foi então que a desenvolvedora do Fornite começou uma batalha judicial que dura até hoje.

Fortnite - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

A batalha jurídica entre a Epic, o Google e a Apple teve seu último capítulo em outubro de 2021, quando o Google processou a Epic por um suposto esquema que permitia métodos de pagamentos alternativos dentro do Fortnite, tanto dentro da versão Android quanto na iOS.

Na mesma época, o bilionário Elon Musk entrou na briga alegando em suas redes sociais seu apoio à desenvolvedora do Fortnite de que "as taxas da loja de aplicativos da Apple são de fato um imposto global sobre a internet. A Epic está certa".

NVIDIA GeForce Now

NVIDIA GeForce Now - Divulgação/MacMagazine - Divulgação/MacMagazine
Imagem: Divulgação/MacMagazine

No Brasil, o recurso ainda está disponível para PC, Mac, Chrome, Android, Android TV, iPhone e iPad (via navegador Safari). O serviço é gratuito, e possui gráficos que rodam em placas de vídeo da série GTX, com limite de 30 minutos e fila de espera para acesso aos servidores.

Na versão paga, o serviço custa R$ 44,99 mensal e R$ 40,50 semestral, com gráficos melhores processados em placas RTX, e acesso prioritário aos servidores por seis horas. Mas infelizmente, os planos já com vagas esgotadas no Brasil.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol