Topo

Wordle: app copia o jogo em versão paga e irrita fãs nas redes sociais

Wordle - Reprodução/Power Language
Wordle Imagem: Reprodução/Power Language

De START, em São Paulo

12/01/2022 10h58

O fenômeno Wordle viralizou no Twitter, em parte, porque é gratuito. Seu criador, Josh Wardle, bolou esse jogo de palavras, parecido com nosso tradicional "forca", para agradar sua esposa. Por isso, ele decidiu mantê-lo grátis e acessível apenas via browser.

Mas, claro, a internet sendo a internet, alguém achou melhor monetizar a ideia.

O empreendedor de tecnologia Zach Shakked anunciou em seu Twitter que criou uma versão em app. E que é paga.

"Não são só palavras de 5 letras, mas também de 4, 6 ou 7. E você também pode jogar quantas vezes quiser na versão Pro", argumentou. (O jogo original posta apenas um desafio por dia, sempre com 5 letras).

Em pouco tempo, ele postou outro tweet, celebrando que o app já tinha mais de 12 mil downloads, estava recebendo novos usuários a cada minuto, era o 28o no ranking de "jogos de palavra" e o 4o lugar na busca do Google para o termo "Wordle".

Felizmente, a resposta negativa do público também foi rápida e enfática. Fãs chamaram a atitude de Shakked de "sem vergonha" e "nojenta". Outros foram mais diretos e mandaram um palavrão - que o Twitter tentou bloquear.

Outros apontaram que, além da versão de Shakked, já há diversos clones do jgoo original que não lhe dão o devido crédito.

Josh Wardle ainda não se manifestou sobre a polêmica. Enquanto isso, confira nossas 9 dicas para se dar bem no Wordle original.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol