Topo

Deep Rock Galactic: 7 dicas para se tornar um mestre escavador

Deep Rock Galactic  - Divulgação/Coffee Stain Publishing
Deep Rock Galactic Imagem: Divulgação/Coffee Stain Publishing

Douglas Costa

do GameHall

12/01/2022 04h00

Deep Rock Galactic, produzido pela Ghost Ship Games, já tinha saído para Xbox One e Xbox Series S|X, e agora em janeiro foi lançado para PS4 e PS5. E mais: chegou de graça para os assinantes de PS Plus, o que aumentou o interesse do público.

Você foi um deles? Então confira aqui sete dicas antes de partir para outros planetas, explorar os subterrâneos e combater hordas de alienígenas.

Terra à vista!

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

Como as minas do jogo são geradas proceduralmente, não existe garantia de que você irá cavar direto por uma parede e encontrará um caminho. Muitas vezes, você pode começar a escavar e simplesmente perceber que não está indo pra lugar nenhum.

A dica é ficar atento e sempre procurar por pedaços de terra na parede ou até mesmo no chão: na maioria das vezes, um caminho novo é encontrado após cavar um pequeno túnel dentro de porções de terra. Além disso, após passar por um buraco recém-escavado, existe uma boa chance de encontrar pedaços de Morkite, que é o objetivo principal de cada excursão de mineração.

Conclua objetivos secundários

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

Em todas as missões, há um objetivo principal, necessário para concluir a missão, e um objetivo secundário. Normalmente, os secundários consistem em procurar por minérios raros pelo mapa, fósseis de alienígenas antigos e raízes de flores que ainda não floresceram.

Cada um deles dá bônus de experiência e de dinheiro ao final da missão. Esse bônus pode ser extremamente útil na hora de realizar melhorias em seu personagem favorito, comprar itens cosméticos e criar novos módulos para seu robô ajudante. E, claro, também vai te fazer subir de nível mais rápido.

Ilumine o caminho de forma inteligente

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

As cavernas são traiçoeiras, escuras e perigosas. Enquanto estiver procurando por minérios raros e lutando contra os alienígenas que estão te caçando, é preciso ficar atento ao seu maior inimigo: o medidor de flares.

Os flares servem para iluminar brevemente um local, mas eles perdem força após alguns segundos e tudo se torna escuridão novamente.

Porém, o uso de flares é limitado e após jogar uma certa quantidade deles no chão, será preciso esperar até que o medidor recarregue para poder usá-los novamente.

Até lá, você estará preso em uma caverna escura, onde as únicas fontes de iluminação vêm de pedras brilhantes presas no chão e de uma lanterna com potência bem inferior, que está ligada durante todo o tempo.

Procure manter o controle ao usar seus flares e jamais gaste todos de uma única vez. Se uma horda de inimigos estiver atacando, tente se posicionar em um local que garanta vantagem e use um flare apenas para se localizar. Elimine a horda e prossiga com a mineração.

Caminho marcado é caminho seguro

Deep - Reprodução/Douglas Costa - Reprodução/Douglas Costa
Deep Rock Galactic
Imagem: Reprodução/Douglas Costa

Um recurso que não é mostrado no tutorial básico e que muitos jogadores acabam descobrindo por acidente é a possibilidade de criar marcadores para que você e seus companheiros saibam onde ir.

Ao apertar L1 (no PlayStation) ou LB (no Xbox), um laser é equipado. Ele serve para marcar itens de interesse, caminhos, inimigos e até mesmo ordenar que seu companheiro controlado pela IA minere determinados locais mais altos.

Upgrades são essenciais

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

Conforme avançamos no jogo, novas áreas e missões são desbloqueadas. Além disso, os desafios ficam cada vez mais difíceis: inimigos ficam mais fortes, cavernas parecem cada vez maiores e as reservas de munição cada vez mais escassas. Nessas horas, um dos recursos mais importantes de Deep Rock Galactic entra em cena: a bancada de upgrades.

Com o dinheiro e a experiência adquiridos ao terminar as missões, é possível liberar melhorias para cada classe de personagens, bem como para as suas armas. Para isso, basta encontrar a bancada correspondente quando estiver em sua Base de Operações.

Complete os objetivos secundários, colete o máximo de recursos que conseguir dentro das cavernas e potencialize o seu personagem favorito, melhorando ele da forma que melhor se encaixa no seu estilo de jogo.

O terreno é um playground

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

Uma das mecânicas mais divertidas do jogo é o fato de que qualquer parte do mapa pode ser destruída e moldada ao usar picaretas, armas e bombas.

Crie um buraco na parede com um TNT, construa plataformas para subir pelas paredes e utilize o terreno para alcançar um minério que está no teto da caverna. Ou, quando estiver em situações de perigo, crie buracos para que seus inimigos caiam e você ganhe tempo para se recompor ou até mesmo fugir.

Use a caverna como um playground pessoal para que seu time chegue em segurança até o objetivo.

Trabalho em equipe é a chave para o sucesso

Deep - Divulgação/Ghost Ship Games - Divulgação/Ghost Ship Games
Deep Rock Galactic
Imagem: Divulgação/Ghost Ship Games

Os melhores momentos de Deep Rock Galactic são aqueles jogados em equipes fechadas de até quatro jogadores, com todos se comunicando pelo microfone e trabalhando em conjunto para completar missões.

Ao jogar em um time completo com quatro classes diferentes, a melhor forma de lutar contra as hordas alienígenas é combinando as habilidades únicas de cada personagem.

O Engineer pode criar uma torre em praticamente qualquer lugar da caverna, enquanto o Scout pode usar um gancho para chegar ao topo dessa plataforma e iluminar tudo com sua Flare Gun. Já o Gunner tem um armamento mais forte e uma tirolesa para atravessar abismos. Por fim, o Driller é equipado com uma broca de alta potência e pode escavar paredes rapidamente.

Quando cada jogador seleciona uma classe diferente, a experiência em casa missão se torna única e tática - as opções para superar cada desafio são quase infinitas. Realizar rotações de classes com seus amigos também é uma ótima pedida, assim todos podem revezar seus cargos durante as jogatinas.

Rapidinhas

  • Tome algum tempo para conhecer sua base de operações. Nela há muitos recursos, easter eggs e minigames.
  • Ao começar, jogue com todas as classes pelo menos uma vez. Tente se familiarizar com cada uma delas e veja qual se encaixa melhor com o seu estilo de jogo.
  • Se possível, jogue com um microfone ligado e peça dicas para os jogadores mais experientes - a comunidade é bem receptiva e vai te mostrar todos os caminhos para se tornar um mestre escavador.