Topo

Free Fire: Análise das mudanças em personagens após o patch Nova Era

Free Fire: Chrono - Divulgação/Garena
Free Fire: Chrono Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

do GameHall

07/01/2022 19h35

Pouco mais de duas semanas depois da atualização Nova Era no Free Fire, o meta já começa a se estabilizar e os personagens que receberam modificações começam a definir sua posição dentro da preferência dos jogadores.

Como ficou o Chrono depois da atualização? Ainda compensa usá-lo? Kamir volta a ser o melhor personagem do jogo ao lado de Alok? Venha conferir todas as respostas e saber quais desses personagens merecem sua atenção durante a temporada do battle royale.

Chrono

Chrono - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire Chrono
Imagem: Divulgação/Garena

A notícia mais impactante da atualização é a de que a Garena finalmente fez algo concreto para diminuir a popularidade da habilidade de Chrono. Dessa vez, a desenvolvedora não mexeu somente no tempo de duração ou recarga, ela atacou a fonte do problema: a função;

A partir desta temporada, a bolha do Chrono não permite atirar nos inimigos de dentro dela. Ou seja, agora ela bloqueia os disparos dos dois lados. Além disso, a bolha não dá mais nenhum bônus de velocidade para o time.

A partir de agora, a bolha serve como um momento de respiro, e poderá ser usada para levantar aliados ou até mesmo planejar uma fuga. Com a mudança, o tempo de recarga, que chegou a ser de 240 segundos na última atualização, voltou a ser de 120 segundos e o tempo de duração aumentou de seis para oito segundos.

Em nossa opinião, o personagem perde espaço para grande parte das habilidades ativas do jogo. Mesmo que você não tenha Alok ou Kamir, vale a pena experimentar outros personagens, até mesmo para voltar aos bons tempos de Free Fire, antes da bagunça causada pelo Chrono.

Maxim

Maxim - Reprodução/Internet - Reprodução/Internet
Free Fire Maxim
Imagem: Reprodução/Internet

Maxim já vinha passando por modificações nas atualizações mais recentes, em que havia ganhado velocidade na hora de utilizar os kits médicos. Isso trouxe uma nova forma de jogar com ele: os jogadores passaram a ficar dentro da zona do gás por mais tempo, se curando rapidamente e abatendo os atrasadinhos pelo caminho.

A Garena entende que esse não era o propósito da modificação, e resolveu diminuir consideravelmente a velocidade de uso dos kits médicos. No nível máximo, ele usava o kit 40% mais rápido que o normal, agora essa velocidade é de 30%.

Maxim ainda consegue ficar vivo nas zonas iniciais, mas perde um pouco da sua eficiência. Além disso, nas zonas finais ele não se dá nada bem. Assim, não compensa mais forçar o uso de Maxim, que passa a servir como um personagem de composição para quem não tem opções melhores.

Kamir

Kamir - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Kamir Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Com a chegada de novos personagens, Kamir foi perdendo um pouco da sua força, especialmente na troca do Modo Professor para o Jiu Jitsu, que não acumulava energia suficiente para curar de forma mais agressiva.

Agora, o aumento que a desenvolvedora deu nos dois modos é notável, e deve colocar o personagem de volta ao topo dos melhores do jogo. A recuperação passou de dois para três pontos de energia a cada clique da habilidade. Além disso, o tempo do clique também diminuiu, passando a ser de apenas um segundo no nível máximo - o que representa o dobro de eficiência. Por fim, ele pode acumular mais energia para trocar: até 250 poderosos pontos, contra 150 anteriormente.

Se Kamir já era uma ótima escolha, agora ele é quase obrigatório. Se você conta com ele no plantel e não tem uma estratégia definida, teste-o e veja o quão poderoso ele está no meta atual.

D-Boas

D-Boas - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
D-Boas Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

D-Boas foi menos usado do que a Garena imaginou ou, de acordo com os números da desenvolvedora, está menos eficiente do que o esperado. Em Nova Era, o personagem recebeu um aumento na base de sua habilidade, que passou de 35% para 45% de incremento na precisão do Pé de Break.

Esta não é a melhoria mais impactante da atualização, mas torna o personagem um pouco mais atrativo para construir composições mais clássicas, focadas na agressividade. Nossa dica é usá-lo com Hayato e Kelly nas habilidades passivas - vale o teste.

Thiva

Thiva - Montagem/AmandaFleure/UOL - Montagem/AmandaFleure/UOL
Free Fire Thiva
Imagem: Montagem/AmandaFleure/UOL

Thiva não causou impacto relevante no meta: o personagem levanta companheiros mais rápido, mas a velocidade não era boa o suficiente. Isso fazia com que ele fosse facilmente abatido junto com o aliado, e não valesse o risco de se expor para tentar salvar um companheiro.

Em Nova Era, a velocidade da habilidade subiu um pouco, passando de 20% para 25% no nível máximo. Ainda assim, não acreditamos que valerá o risco de se expor, embora ele se torne um pouco mais atrativo para dar suporte ao squad, talvez com a bolha do Chrono para garantir que irá realmente levantar os companheiros do time.