Topo

Steam é banida da China, em novo avanço do governo contra os games

Reprodução
Imagem: Reprodução

De START, em São Paulo

27/12/2021 15h49

O site da Steam, uma das mais populares plataformas de games no mundo, foi banido no território chinês. Ele está fora do ar desde o último dia 25.

Agora, está disponível no país apenas a versão local da Steam, que tem somente 103 jogos (a global tem mais de 100 mil) e nenhum recurso de comunidade, como fóruns de debate.

O banimento foi detectado primeiro por Ricky Owens, um conhecido dataminer de Fortnite, que já vazou muitas notícias de games em primeira mão. Conhecido como FireMonkey, ele mostrou no Twitter a URL da Steam global adicionada à lista de endereços vetados na China.

Ao que tudo indica, é mais uma cartada do governo chinês contra as empresas estrangeiras de games (e de tecnologias em geral). Em novembro, por exemplo, as autoridades baniram o jogo Fortnite.

Entre as regras recentes, há um "toque de recolher" virtual que impede pessoas abaixo de 18 anos de jogar (o que forçou a Tencent, por exemplo, a implementar uma tecnologia de reconhecimento facial nos jogadores). Outra legislação limita jogadores a apenas 3 horas de jogo por semana.

A Steam ainda não se manifestou publicamente sobre o ocorrido.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol