Topo

Halo Infinite: todos os modos do multiplayer e como vencê-los

Halo Infinite - Divulgação/Microsoft Game Studios
Halo Infinite Imagem: Divulgação/Microsoft Game Studios

Daniel Esdras

do GameHall

24/12/2021 04h00

Halo Infinite e seu multiplayer gratuito, tanto no PC quanto nos consoles Xbox, vem recebendo cada vez mais jogadores. Como ele oferece diversos modos de jogo, conhecer cada um deles é o primeiro passo para conquistar a vitória.

Cada modo conta com diversos objetivos secundários e regras específicas. A seguir, a gente explica direitinho todos eles, com a estratégia certa para vencer.

1) Arenas

O modo Arena é a experiência mais crua de Halo Infinite. Há sempre oito jogadores, divididos em duas equipes, e os objetivos variam bastante:

Assassino (Slayer)

Halo - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Halo Infinite
Imagem: Divulgação/Microsoft

É modo mais tradicional da franquia: o famoso "mata-mata", presente em outros jogos do gênero. O objetivo é atingir um número determinado de abates.

Em Halo, há três variações:

  • Em equipe: Os jogadores são divididos em dois times. Aquele que atingir 50 abates primeiro leva a melhor;
  • Todos contra todos: Aqui é cada um por si, em um constante mata-e-morre. Quem atingir a pontuação determinada primeiro ganha;
  • Tático: Variação que também ficou conhecida como "S.W.A.T." nos jogos anteriores. Não há escudos e não há mini mapa - use seu Rifle de Batalha e mate todo mundo com tiros na cabeça.

A dica para o modo Assassino é sempre controlar pontos que contenham armas poderosas. Lança-foguetes, snipers e outros armamentos raros podem garantir os abates necessários para assumir a liderança.

Já nos jogos por equipe, é importante saber andar em grupo - superioridade numérica é realmente um diferencial em Halo.

Fiesta

O modo Fiesta é semelhante ao modo Assassino. É disputado apenas em equipe. Embora ele seja considerado um modo diferente, a única regra exclusiva é nascer com armas aleatórias: toda vez que morrer, seu Spartan ressurgirá com novos equipamentos.

A principal dica é trocar armas com os companheiros, caso a necessidade de vitória seja maior do que a de diversão. No mais, é aquele modo que você escolhe apenas para completar as missões de arma da semana.

Bola Maluca

Halo - Reprodução - Reprodução
Halo Infinite
Imagem: Reprodução

Amado ou odiado, Bola Maluca divide a opinião do público. No início de cada partida, um crânio nascerá em uma posição definida do mapa. Os jogadores, divididos em equipes, devem segurar esse crânio até alcançar a pontuação necessária para vencer.

A principal dica é conhecer os mapas para aproveitar os melhores locais de proteção. Em Streets, por exemplo, dá para se esconder atrás de um balcão de uma das salas, em um local difícil de ser invadido.

Outro estratégia é jogar o crânio para fora do mapa em algumas ocasiões, que o faz ressurgir em outro ponto. É uma boa, quando você está em desvantagem e não quer entregar facilmente o item para os adversários.

Fortalezas

É um clássico do gênero, presente em diversos outros shooters. O objetivo é capturar pontos específicos do mapa e defendê-los.

Em Halo, há sempre três locais em disputa, e a equipe que tem dois ou mais deles sob controle vai somando pontos no placar.

A dica é se concentrar em apenas dois pontos e capturar o terceiro apenas se a partida estiver bem fácil. O mais importante é conseguir se manter pontuando, então dividir o time para realizar a proteção de três lugares distintos não é a melhor estratégia.

Capture a Bandeira (CTF)

Halo - Divulgação/Xbox Game Studios - Divulgação/Xbox Game Studios
Halo Infinite
Imagem: Divulgação/Xbox Game Studios

Outro clássico de Halo. Para pontuar, os jogadores precisam capturar a bandeira do time adversário e levar até sua base. A bandeira do seu time também precisa estar no local para garantir o ponto.

A melhor dica é saber utilizar os veículos, que podem garantir jogadas inesperadas e têm velocidade para transportar as bandeiras rapidamente.

Deixe alguém sempre protegendo a bandeira do seu time, evitando que ela seja capturada enquanto o restante do time tenta tomar a do adversário.

Além disso, é importante sempre soltar a bandeira enquanto corre com ela. Assim, caso você morra, deixará ela mais próxima da sua base para que outro companheiro possa levar.

Por fim, evite correr com a bandeira em mãos. Quando você corre, sua localização aparece no mapa, facilitando a reação adversária.

Capture a Bandeira Única

Outro modo que envolve captura de bandeira, mas que funciona de uma forma bem diferente.

Há apenas uma bandeira e os times alternam entre ataque e defesa: enquanto um time tenta capturá-la, o outro a defende. Quem fizer uma determinada pontuação primeiro, vence. Mas é comum vermos empates caso todas as defesas sejam bem-sucedidas.

A dica é novamente saber utilizar os veículos, principalmente quando estiver atacando. Entrar com veículos na base é mais fácil, além de tornar o transporte da bandeira mais ágil.

Já na defesa, é preciso proteger todas as entradas da base e ficar de olho na bandeira. Algumas armas, como a Espetadora, podem ser utilizadas para destruir os veículos adversários.

2. Grande Batalha em Equipe (BTB)

Halo - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Halo Infinite: Vault
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

As Grandes Batalhas em Equipe, ou BTBs, colocam um maior número de jogadores em um mapa mais extenso, repleto de veículos e pontos de combate. O modo é uma verdadeira batalha campal épica e se divide em vários sub-modos:

  • Reservas: Esse modo é específico para as BTBs. É preciso transportar as energias disponibilizadas no mapa de volta para a base. O time que capturar cinco delas primeiro garante o ponto. Concentre-se totalmente no objetivo: leve as energias o mais próximo da sua base que conseguir, porque assim, se você morrer, um aliado pode continuar o trabalho. Para os jogadores mais espertos, é possível roubar energia da base dos adversários.
  • Controle Total: Outro modo exclusivo das BTBs, É uma variação de Fortalezas: o time que capturar os três pontos de interesse no mapa ao mesmo tempo garante o ponto. A melhor estratégia é andar em grupo e usar veículos para aumentar seu poder de fogo. Nesse modo, a superioridade numérica deve ser priorizada, tanto para capturas quanto para defesas.
  • Capture a Bandeira: Este é exatamente o mesmo modo das Arenas. As dicas permanecem as mesmas. A diferença está na importância dos veículos, já que é praticamente impossível percorrer todo o caminho até a sua base com a bandeira sem ser abatido.
  • Assassino: Também é idêntico ao do modo Arena. O controle de armas poderosas e o uso inteligente dos veículos irá decidir o time vencedor.