Topo

Battlefield 2042: nova skin de "Papai Noel" causa fúria na comunidade

A polêmica skin Father Winter. Te lembra alguém? - Divulgação/EA
A polêmica skin Father Winter. Te lembra alguém? Imagem: Divulgação/EA

De START, em São Paulo

02/12/2021 10h45

A terceira atualização do recém-lançado Battlefield 2042 trouxe correção para 150 problemas de jogabilidade. Seria o suficiente para deixar os usuários muito felizes, exceto pelo fato de que ela também inclui novos cosméticos - e, entre eles, uma skin inspirada no Papai Noel.

O especialista Boris poderá recber a skin "Father Winter" ("Pai Inverno"), que apresenta uma farta barba branca, uma capa e um gorro vermelho com arremate branco fofinho. Ou seja, bem parecido com o bom velhinho que traz presentes para as crianças em 25 de dezembro.

A questão é: faz sentido uma roupa de Natal em um jogo de guerra? Para alguns fãs, essa é uma perigosa aproximação de outros jogos de tiro menos "sérios", como Fortnite ou Free Fire, que lançam regularmente skins ligadas a feriados ou eventos temáticos. Afinal, é uma chance de monetização.

Battlefield 2042, skin Father Winter (Papai Noel) - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

No Twitter, um jogador lembrou que a introdução de Battlefield 2042 descreve um cenário desolador: "o Estado falhou, há bilhões de pessoas sem pátria e efeitos devastadores das mudanças climáticas". E continua: "Se queriam fazer um jogo divertido, com skins voltadas para crianças, não deveria ser Battlefield".

Na página do jogo no Reddit, a imagem de Father Winter causou alvoroço. "Nunca vi uma justaposição de tom tão estranha forçada em um jogo. É muito bizarro. Eu adoraria saber como foi a discussão de design que resultou nisso", escreveu um fã.

Outros levantaram também um problema estratégico de jogabilidade. Skins muito diferentes do aspecto normal dos personagens (como uma capa vermelha berrante) podem dificultar a identificação se o personagem é aliado ou inimigo. Há solicitações de que a desenvolvedora DICE crie uma desabilitação opcional: quem quisesse, não precisaria enxergar a skin especial do outro jogador.

Vale lembrar que Battlefield 2042 vem encarando uma série de problemas em seu lançamento e não anda muito popular com a comunidade. O jogo chegou a entrar no top 10 dos piores reviews da plataforma Steam.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol