Topo

GTA RP agora atrai um novo tipo de criador: humoristas de stand-up

Por Lucas Marques dos Santos

Colaboração para START

30/11/2021 04h00

GTA RP, a modalidade de Grand Theft Auto em que os jogadores interpretam papéis, já é um mercado gigante na área de games no Brasil, com milhões de espectadores nas plataformas de streaming. Influenciadores, pro players, marqueteiros: todo mundo quer tirar uma casquinha do fenômeno.

Mas a possibilidade de criar histórias divertidas para um público massivo acabou gerando oportunidades para uma categoria de profissionais que ninguém imaginava: os humoristas.

Stand-up no GTA RP - Reprodução/MascarenhasRP - Reprodução/MascarenhasRP
Imagem: Reprodução/MascarenhasRP

Durante a pandemia de covid-19, quando shows foram cancelados e interação com o público virou risco de vida (ou cancelamento), alguns comediantes seguiram a mesma cartilha dos músicos: migraram para o online.

Foi o caso de Diogo Defante, conhecido por seus vídeos em eventos de rua. Quando o artista entrou no servidor Cidade Alta, em julho de 2021, sua presença na Twitch já estava bem estabelecida. Mas, o sucesso das lives fez seu canal saltar de mil espectadores simultâneos para 5 mil em menos de três meses.

Os personagens de Defante são tão caóticos quanto sua stream. Em um minuto ele é Cleopatro, um recém-chegado espalhafatoso que ainda não conhece todas as regras, no outro Faraófa, um pastor trambiqueiro na missão de enganar toda a cidade.

A maioria dos comediantes que jogam regularmente o RP encenam histórias com outros players, interpretando personagens novos ou criados em outras mídias. Há também quem prefira não se dedicar tanto ao RP, realizando aparições esporádicas. Nesse caso, os shows de stand-up fornecem experiências semelhantes a sua contraparte real: comediantes como Alan Ribeiro, Isaú Junior e Marcos Castro se apresentaram em palcos virtuais com avatares fieis de si mesmos.

Antigos parceiros de Defante também entraram na onda. Vinicius Melo, produtor e humorista, trouxe seu personagem, o motoboy Miltinho Toca Aqui, para o Cidade Alta. O ator ganhou notoriedade no RP e hoje é seu principal meio de subsistência. A fama atraiu a atenção do Facebook, que recentemente o contratou para lives diárias.

Sócios de servidores

O Cidade Alta não foi a primeira experiência de Vinicius com o jogo. Em 2020, ele fez uma apresentação no servidor Mascarenhas RP, do comediante e dublador Fred Mascarenhas.

Na pandemia, sentiu a necessidade de ter seu próprio espaço no GTA, para interpretar seus personagens mais famosos, como Dercy, uma senhora bondosa de boca-suja, Paçoquinha, um malandro completamente perdido, e Peralta, policial fanático por Backstreet Boys. Estimulado por uma parceria com a casa carioca Rio Retro Comedy Club, de Paulinho Serra, o Mascarenhas RP acabou se tornando um dos poucos palcos virtuais para seus colegas do stand-up.

Passaram por lá também nomes como Alan Ribeiro, Marcos Castro e Rudy Landucci. A performance de Jeffinho Farias arrancou lágrimas de Vinicius Melo: a saudade dos amigos bateu forte, mas foi ainda mais emocionante porque Farias é deficiente visual. Aquela havia sido a primeira vez que havia jogado videogame desde os tempos do Atari, nos anos 80.

O Mascarenhas RP não existe mais. Porém, Fred levou seus conhecimentos para um projeto ambicioso: o retorno do Potatos Roleplay, o primeiro servidor de GTA RP do país. A nova versão já conta com 40 prestadores de serviço. Fred é um dos sócios da empreitada e busca parcerias com outros atores e comediantes.

"Já conversamos com o Paulinho Serra para entrar com a parceria da casa de show. Bem provável que entre também o Rio Comedy Club [programa dos humoristas Castro Brothers no YouTube]. Quase toda parte de eventos e shows será comigo", revela Fred.

Outro ator que está empreendendo no GTA é Eduardo Sterblitch. Depois de se apresentar como os personagens Fred Mercury Prateado e Poderoso Castiga em outros servidores, agora ele encabeça a nova versão do SVRP, lançado em novembro.

A fusão do real e do virtual

As histórias de Fred Mascarenhas e Eduardo Sterblitch mostram como a classe artística reconhece as possibilidades do GTA RP.

Paulo Benetti, CEO da Outplay, empresa proprietária do Cidade Alta, diz haver uma via de mão dupla com celebridades e influenciadores. "Há um interesse da nossa parte, quando acreditamos que alguém tem muito potencial de crescimento com streams; e também dos artistas e humoristas, quando querem expandir suas narrativas e ter mais uma alternativa de se aproximar do público", explica.

O comediante Cezar Maracuja é um dos que entrou recentemente no GTA RP. Por enquanto, não tem expectativas financeiras: é apenas uma extensão do que já fazia fora das câmeras com os amigos. "O trabalho sem diversão fica chato", explica.

Rio Retrô Comedy Club, espaço para comédia stand-up no GTA RP - Reprodução/MascarenhasRP - Reprodução/MascarenhasRP
Rio Retrô Comedy Club, espaço para comédia stand-up no GTA RP
Imagem: Reprodução/MascarenhasRP

Para o público, a diversão parece garantida: Maracuja e todos os outros entrevistados são unânimes em prever que a presença de humoristas no game vai aumentar ainda mais.

Ainda não há, por exemplo, mulheres. Tal qual na vida real, o stand-up do GTA ainda se mostra um Clube do Bolinha pouco receptivo às comediantes.

Seguindo a tendência dos metaversos, Fred Mascarenhas e Paulo Benetti acreditam em uma fusão das operações virtuais e reais - algo na linha do tal "metaverso", conceito que recentemente motivou a empresa Facebook a mudar seu nome para Meta.

"As duas edições da Baguncinha, que tiveram estruturas físicas sendo replicadas de formas fidedignas no jogo, são um exemplo", afirma Benetti. Ele se refere ao torneio competitivo de GTA organizado por Coringa, um dos maiores influenciadores do cenário.

Para Fred, "os mundos estão se fundindo e a sensação de satisfação artística está nos dois lados". Em apresentações recentes, o comediante observa que existe um novo público que o conhece pelo GTA RP. Podemos esperar por mais risadas, dentro e fora das telas.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol