Topo

Battlefield 2042 troca nome de skin ligada à invasão da Crimeia pela Rússia

Battlefield 2042: especialista Pyotr Boris Guskovsky - Divulgação/EA
Battlefield 2042: especialista Pyotr Boris Guskovsky Imagem: Divulgação/EA

De START, em São Paulo

15/11/2021 11h56

Battlefield 2042 irá trocar o nome de uma das skins de um de seus personagens após um fã reclamar nas redes sociais que o título atual faz referência a uma crise geopolítica entre a Rússia e a Ucrânia.

O especialista russo Pyotr "Boris" Gukovsky tem uma skin do tipo "épica" chamada Little Green Men (ou "Homenzinhos Verdes") que pode ser destravada via conquistas no jogo.

O problema é que "Little Green Men" foi o termo utilizado informalmente para designar tropas militares que participaram da anexação da Crimeia, uma região da Ucrânia, pela Rússia, em 2014.

No Twitter, o jogador ucraniano @waggle_ua tagueou a desenvolvedora de Battlefield 2042, DICE, e perguntou se eles achavam que era uma piada homenagear terroristas russos que haviam invadido seu país.

A empresa pediu desculpas, disse que o uso do termo não havia sido "intencional" e que ele será modificado na próxima atualização.

A história real dos Homenzinhos Verdes

Inicialmente, o presidente russo Vladimir Putin negava que os soldados com farda verde genérica avançando sobre a Crimeia eram parte do governo - mesmo carregando equipamentos típicos das Forças Armadas russas. Só depois que o ataque foi consolidado é que ele admitiu a verdade.

O exército russo tomou o Parlamento da Crimeia em 27 de fevereiro, dissolveu os ministérios e instalou um novo Primeiro Ministro pró-Rússia. Pouco depois, em 16 de março, foi organizado um referendo bastante controverso em que as autoridades da Crimeia votaram a favor da região ser integrada à Rússia.

Foi mais um capítulo violento das disputas entre Rússia e Ucrânia, que resultou inclusive na suspensão da Rússia como parte do G8 e também em sanções internacionais contra o país.

START já jogou Battlefield 2042. Confira nossas primeiras impressões. E, embora o jogo só seja lançado oficialmente nesta sexta (19) para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X, ele já está diponível em acesso antecipado. Saiba como jogar.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol