Topo

FIFA 22: os 8 dribles mais efetivos que você precisa aprender

FIFA 22, Hypermotion - Divulgação/EA
FIFA 22, Hypermotion Imagem: Divulgação/EA

Alexandre Barker

do GameHall

29/10/2021 04h00Atualizada em 29/10/2021 11h51

Depois de um mês jogando sem parar, já dá para dizer com convicção: FIFA 22 encoraja os jogadores a arriscarem mais dribles.

Os dribles podem criar espaços improváveis e trazer chances claras de gol. Aprender como (e quando!) usá-los pode ser o diferencial para um placar favorável. Mas lembre-se de que é importante analisar o custo-benefício de um drible e sempre evitar riscos desnecessários na primeira metade do campo.

FIFA 22 conta com mais de 50 dribles em seu arsenal e separamos os melhores para você aprender e incorporar em suas jogatinas. Rola a pelota!

Drible da vaca

Adicionado em FIFA 21, o famigerado drible da vaca já existia mecanicamente no jogo, mas não como uma habilidade. Essa jogada faz com que o jogador empurre a bola por um lado do defensor e corra pelo outro, ganhando vantagem de velocidade. Ele pode ser executado dando dois toques em R1 (no PS) ou RB (no Xbox) e exige apenas uma estrela de habilidade.

No meio das pernas

Um dos dribles favoritos daquelas peladas de futsal e um dos mais clássicos movimentos da história do futebol. Quem nunca tirou onda do amigo ao dar a famosa "caneta"? Em FIFA 22, jogar a bola no meio das pernas do seu adversário pode abrir um bom espaço na defesa, principalmente em situações de contra-ataque. Para realizar o movimento, mantenha pressionados L1 e R1 (no PS) ou LB e RB (no Xbox) e toque com Direcional Direito na direção desejada. O drible exige apenas uma estrela de habilidade.

Fingir chute

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Chute Fake
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Conhecido mundialmente como "fake shot", essa habilidade exige esforço mínimo e pode confundir facilmente o defensor. Simular um chute pode ser útil tanto para abrir espaços quanto para colocar a bola no pé adequado antes de tentar um tiro certeiro. Para enganar seu oponente, mantenha L1 (no PS) ou LB (no Xbox) pressionado, então aperte Quadrado/X ou Bola/B e, para cancelar o chute, X/A + Direcional Esquerdo em diagonal para a direção desejada. O movimento exige apenas uma estrela de habilidade.

Pedalada

Quem nunca viu as incríveis pedaladas de Cristiano Ronaldo durante suas apresentações? Em FIFA 22, aquela pedalada pode entortar um defensor e abrir espaço inimagináveis na defesa, deixando o atacante de cara para o gol. Para executá-la, é simples: gire o Direcional Direito da direção frontal para a esquerda/direita. O drible é bem simples e exige apenas duas estrelas de habilidade do jogador.

Roulette (Giro)

Zidane encantou o mundo com seus giros sobre a bola que deixavam os adversários perdidos em campo. Esse drible não é tão simples de executar na vida real, mas no FIFA 22, bastam três estrelas de habilidade e girar o Direcional Direito no sentido horário de baixo para a esquerda/direita.

La Croqueta (Mudar de direção para a direita/esquerda)

FIFA - Divulgação/EA - Divulgação/EA
FIFA 22
Imagem: Divulgação/EA

Iniesta marcou uma geração com seu futebol cadenciado e com esse famoso drible que muda rapidamente a direção da pelota, deixando seus adversários sem saber para onde ir. No game, você precisará de um jogador com quatro estrelas de habilidade e manter L1 (no PS) ou LB (no Xbox) pressionado + segurar o Direcional Direito para a esquerda/direita.

Carretilha simples

Que criança nunca sonhou em aprender a famosa carretilha ou lambreta, tantas vezes usada por Falcão em suas partidas de futsal? Em FIFA 22, a carretilha é um dos dribles com comandos mais simples, embora exija quatro estrelas de habilidade do jogador. Basta tocar o Direcional Direito para baixo uma vez e, logo em seguida, duas vezes pra cima. Preparado para humilhar os adversários?

Elástico

Para aqueles que viram Rivellino jogar, o elástico não é nenhuma novidade. Em FIFA 22, a habilidade é uma das melhores para deixar o defensor sem reação e criar um belo espaço no ataque. Requer os jogadores mais habilidosos do game e, para realizá-la, voce deve girar o Direcional Direito pela parte inferior, da direita para a esquerda.

Comprar Fifa 22

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol