Topo

Uncharted e The Last of Us: os planos de PlayStation para cinema e TV

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

27/10/2021 04h00

O filme de Uncharted vem aí em 2022, e essa deve ser a primeira de muitas produções de PlayStation a invadir cinema e TV nos próximos anos.

Além do longa estrelado por Tom Holland, teremos as séries baseadas em The Last of Us e Twisted Metal, e o filme de Ghost of Tsushima também está saindo do papel.

Tudo isso é resultado da PlayStation Productions, uma divisão criada em 2019 dentro da Sony para levar os jogos exclusivos da empresa para além do consoles.

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter na época, o chefe da nova divisão, Asad Qizilbash, disse que o objetivo era desenvolver e produzir eles mesmos os filmes, em vez de licenciar para outros estúdios: "Fizemos isso porque nós já estamos familiarizados com os jogos, e também porque sabemos o que a comunidade PlayStation ama"

A Sony queria tirar o estigma ruim de filmes baseados em games. Os exemplos são vários, do hoje famigerado Super Mario Bros. dos anos 1990 até os divisivos Assassin's Creed e Tomb Raider.

A criação da PlayStation Production, pelo menos, parecer era uma prova desse comprometimento com as futuras produções.

Série de The Last of Us está sendo co-produzida pela HBO - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Série de The Last of Us está sendo co-produzida pela HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Só que há também outro objetivo por tás da PlayStation Production: o desejo da Sony de fazer o que a Marvel conseguiu ao adaptar seus quadrinhos de sucesso.

Games sempre foram vistos como ótimo material para TV e filmes, mas as adptações sempre caiam em falhas que não agravam nem os fãs de games nem os de cinema.

O desafio é: como pegar 80 horas de gameplay e fazer um filme? A resposta é: você não consegue

As palavras são do então presidente da divisão PlayStation, Shawn Layden: "O que se pode fazer é pegar a essência e adaptar especificamente para uma audiência de cinema. Você não tenta recontar o jogo em um filme".

Seguindo essa filosofia, o filme de Uncharted não será baseado diretamente em nenhum dos jogos da série, e sim uma prequela de todas as aventuras de Nathan Drake que vimos nos games.

No Podast Game Trends dessa semana, discutimos o que podemos esperar do filme de Uncharted e os planos da PlayStation para o futuro dos games no cinema. Ouça:

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol