PUBLICIDADE

Topo

FIFA 22

Tudo sobre a franquia de futebol na nova geração de consoles


FIFA 22: 6 erros comuns que fazem você perder jogos

Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

Daniel Esdras

do GameHall

23/10/2021 04h00Atualizada em 25/10/2021 13h20

Vencer nos modos competitivos de FIFA 22, principalmente no Division Rivals do Ultimate Team, exige concentração e habilidade. Muitos jogos são decididos nos detalhes, e erros bobos podem custar caro.

Separamos seis vacilos comuns que podem pôr tudo a perder e entregar a partida para o adversário. Veja se comete algum deles e tente eliminá-los de seu estilo de jogo.

Pressionar com a linha de defesa

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Pressão com zagueiro
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Saber pressionar a bola é difícil tanto no campo real quanto no digital. As linhas do time precisam se manter bem postadas. Qualquer buraco abre espaço para infiltração de algum adversário mais perigoso.

Um erro muito comum em FIFA, bastante cometido por iniciantes, é pressionar com a linha de defesa. O rival passa da linha dos meias ofensivos e o volante não está por perto, então o jogador que está defendendo avança seu zagueiro central para tentar roubar a bola. Isso deixa um buraco na entrada da área. Se o rival for bom, provavelmente colocará alguém na cara do gol.

O modo correto é deixar a sua última linha sempre postada e ir recuando de acordo com o avanço do adversário. Fazer uma interceptação de passe ou dar um bote certeiro é sempre bem-vindo, mas nada de correr longas distâncias com os zagueiros. Troque para o volante ou outro meia e faça a perseguição enquanto deixa seu zagueiro esperando o melhor momento para roubar a bola.

Correr o tempo todo

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Corrida
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

A mania de correr o tempo todo vem dos primórdios do futebol digital. Super Star Soccer e, logo em seguida, Winning Eleven incentivaram bastante a amassar o dedo no botão de correr. Em FIFA, isso vem sendo cada vez mais punido.

Enquanto corre, o jogador perde precisão na maior parte dos seus movimentos e fica mais difícil alterar a posição de seu corpo para acertar um passe ou mudar de direção. Além disso, correr dificulta grande parte dos dribles. Na defesa, também é mau negócio segurar o botão de correr, mesmo para fazer pressão - fora o gasto desnecessário de estâmina dos jogadores.

O ideal é guardar a corrida para os momentos-chave, como chegar na linha de fundo, contra-atacar ou partir para o um-contra-um. No restante do tempo, faça uso da precisão e jogue com calma.

Arriscar demais no seu campo de defesa

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Drible
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Errar no campo de defesa pode ser fatal. Mesmo com uma jogabilidade mais "pesada" em FIFA 22, o adversário pode sair na cara do gol depois de dois ou três passes. Ainda assim, é comum ver jogadores arriscando passes que cruzam a frente da área, tentando driblar atrás do meio de campo ou trocando passes previsíveis com marcação por perto.

Se for preciso, chute a bola para longe. Troque passes buscando abrir o campo e criar espaço. Não arrisque antes do terço final do campo.

Não concluir as jogadas

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Não Concluir
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Popularmente conhecida como "tiki-taka", a estratégia baseada em posse de bola e muitos passes realmente é eficiente e deixa os adversários igual a uma "barata tonta" no campo. Mas precisa ser bem executada.

Muitos jogadores adoram emular essa forma de jogo em FIFA 22, mas não conseguem fazer o principal: concluir em gol. Tocam bola na entrada da área, para o lado próximo às linhas de fundo, mas tocam até perder a bola.

Se surgir a chance, arremate. Os melhores atacantes de FIFA são excelentes finalizadores e deveria ser considerado pecado tocar com Messi ou CR7 com o gol escancarado para um chute.

Trocar jogadores apenas com o L1/LB

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Seleção de jogador
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Para conseguir defender com qualidade, é preciso estar com o melhor jogador possível para fazer pressão, e esse nem sempre é aquele que está mais próximo da bola. Além disso, algumas variações de defesa exigem controlar um jogador mais distante da bola. Nada disso é feito utilizando apenas o L1/LB para trocar quem estamos controlando.

É preciso utilizar o analógico direito para escolher qual jogador usar. Em FIFA 22, é possível pressionar esse analógico e visualizar ícones sobre os jogadores, que indicam em que direção mover o direcional para controlá-los. Use L1/LB apenas em casos extremos ou específicos.

Não conhecia esse truque? Confira outros 6 comandos que quase ninguém usa e vão facilitar sua vida.

Exagerar nos dribles

FIFA - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
FIFA 22: Arriscar na Defesa
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Por fim, não abuse do efeito Ronaldinho Gaúcho. Não tente em todas as jogadas dar uma carretilha, passar o pé por cima da bola, pedalar ou dar um rolete para então arrematar com uma cavadinha. Parece piada, mas muitos jogadores são assim.

Dribles devem ser utilizados para abrir espaços na defesa adversária e superar um defensor no um-contra-um. De preferência, arrisque com eles na entrada da área e execute aqueles que você tem certeza que domina. Errar a execução de um drible entrega a posse de bola de graça para o adversário.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol