Topo

PlayStation 3: emulador em PC consegue abrir todos os jogos já lançados

PlayStation 3 - Divulgação
PlayStation 3 Imagem: Divulgação

De START

Em São Paulo

22/10/2021 11h12

A equipe por trás do RPCS3, um emulador de PlayStation 3 para PC com código aberto, anunciou que finalmente conseguiu converter todos os jogos já lançados no console para o novo programa. A notícia foi dada via Twitter:

O status "nothing" ("nada") classificava alguns títulos remanescentes de PS3 que sequer abriam no RPCS3. Porém, ainda há alguns jogos que travam na tela de início (classificados como "carregáveis", equivalente a 0,19% do total) e outros no menu (classificados como "intro", cerca de 5,7% do total).

No geral, porém, a maioria dos games de PlayStation 3 (63,5%, ou cerca de 2 mil títulos) já estão funcionando plenamente e podem ser zerados com o emulador. Cerca de 30,5% são jogáveis, mas ainda travam em algum momento.

O avanço é importante: o projeto RPCS3, que já dura 10 anos, vai preservar diversos games que não estão mais disponíveis, porque não há retrocompatibilidade no PlayStation 4 ou PlayStation 5. Isso é especialmente relevante para os jogos exclusivos do PS3: com o fim do console, eles jamais poderiam ser jogados novamente em nenhum outro lugar.

A Sony detectou essa falha e, recentemente, começou a lançar versões de seus jogos para PC também. O mais recente God of War, por exemplo, vai ser lançado para computador em janeiro.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol