Topo

Fortnite e GTA RP ganham adaptações da série Round 6; veja mais sugestões

Cena da série "Round 6", sucesso sul-coreano da Netflix - Netflix/Divulgação
Cena da série 'Round 6', sucesso sul-coreano da Netflix Imagem: Netflix/Divulgação

Por Lucas Marques dos Santos

Colaboração para START

19/10/2021 04h00

Round 6 se tornou a série mais assistida da Netflix durante seu primeiro mês de exibição, vista por 111 milhões de lares ao redor do mundo. A estimativa é que ela gere um faturamento de quase US$ 900 milhões para a empresa.

A produção sul-coreana apresenta pessoas em crise financeira duelando em jogos macabros por um grande prêmio. Com essa premissa, é claro que ela foi rapidamente adaptada para jogos online.

Fãs criaram versões em plataformas como Roblox e Fortnite, enquanto outros traçaram comparações com outros games já lançados. Confira as seis melhores experiências para quem gostou de Round 6.

Fortnite

Fortnite, adaptação de Round 6 no Modo Criativo - Reprodução/Epic Games - Reprodução/Epic Games
Imagem: Reprodução/Epic Games

Não só de battle royale e shows extraordinários vivem os jogadores de Fortnite. O jogo da Epic Games tem um robusto Modo Criativo, em que os usuários podem criar e jogar as mais diferentes experiências. De games de corrida até um modo influenciado por Among Us, variedade não falta. É natural, então, que em poucos dias dezenas de jogos inspirados em Round 6 fossem publicados.

O brasileiro Derponce desenvolveu um mapa com todas as provas de Round 6. A comunidade brasileira abraçou a versão e em qualquer momento do dia está repleta de jogadores. Destaque para a reprodução da fase das bolinhas de gude com diversos easter eggs da série. Para acessar o mapa, é só digitar o código: 6704-8350-3637.

Há ainda outros mapas bem produzidos, cada qual com pequenas diferenças. O interessante é jogar e perceber como cada um interpreta as provas do seriado. Recomendamos também os mapas elaborados pelos canais PWR e SypherPK, respectivamente nos códigos 8443-5747-3271 e 7268-0342-8131.

Roblox

Roblox, versão Red Light, Green Light SQUID GAME, adaptação de Round 6 - Reprodução/Roblox Corporation - Reprodução/Roblox Corporation
Imagem: Reprodução/Roblox Corporation

Roblox é uma plataforma que possibilita a distribuição e criação de experiências para computadores e celulares. Atualmente, é um dos games mais populares, com cerca de 40 milhões de usuários ativos diários. Logo, jogos inspirados no sucesso sul-coreano começaram a aparecer.

O título mais jogado hoje é Squid Game, da Trendsetter Games, com quase 200 milhões de visitas. Ele traz todas as provas, assim como a sobrevivência no dormitório dos participantes, e está em português. Red Light, Green Light SQUID GAME, Hexa Game e Fish Game também são ótimas opções, sempre com jogadores para disputas online.

Devemos alertar que a maior parte dos usuários de Roblox são crianças e adolescentes. Todo comportamento da criança na plataforma deve ser monitorada por um adulto. Assim como a série, os jogos de Round 6 não são recomendáveis para menores de 16 anos.

Jogos mobile

Desde que a série estreou no Brasil, boa parte do Top 10 de jogos mais baixados da Google Play Store é inspirado nela. Além disso, outros games derivados foram removidos da loja. Os desenvolvedores fazem malabarismos para não infringirem direitos autorais.

Dentre os títulos mobile que jogamos, o destaque fica para três. Cookie Carver: Life Challenge segue a ordem das fases da série com minigames fiéis aos originais e utiliza bem o controle de toque do celular. Candy Challenge 3D não possui controles tão bons, mas desenvolve outras provas com as temáticas da série. Por fim, o brasileiro Batatinha Frita Royale só apresenta a "brincadeira" de andar e parar no momento certo, mas de maneira divertida e em português.

GTA RP

GTA RP, adaptação de Round 6 - Reprodução/Rockstar Games - Reprodução/Rockstar Games
Imagem: Reprodução/Rockstar Games

Na semana passada, jogadores de servidores de GTA RP, como o Cidade Alta, produziram suas próprias versões de Round 6. Streamers grandes como Buxexa, Bruno Playhard e Diogo Defante participaram de versões durante o roleplay.

Diferentemente dos outros games nesta lista, os eventos não são automatizados e dependem inteiramente de uma equipe organizadora. Também não podem ser jogados a qualquer momento e por qualquer pessoa, como os outros games. No entanto, renderam, e ainda renderão, momentos divertidos nas lives.

Eventos semelhantes estão acontecendo nos servidores de Minecraft, embora em menor quantidade no Brasil. O lance é ficar de olho nas oportunidades enquanto a série ainda surfa no sucesso.

Zero Escape: The Nonary Games

Zero Escape: The Nonary Games - Divulgação/Spike Chunsoft - Divulgação/Spike Chunsoft
Imagem: Divulgação/Spike Chunsoft

A série Zero Escape, assim como Danganronpa, surgiu bem antes de Round 6, porém possui muitas semelhanças com a produção sul-coreana. No jogo, nove pessoas são sequestradas para jogar o mortal "jogo nonário", conduzido pelo misterioso Zero. Um pouco familiar, não?

Zero Escape é uma trilogia de visual novels com quebra-cabeças. Ou seja, os jogos têm um foco na história e possibilitam múltiplas escolhas e finais. Os dois primeiros títulos, publicados originalmente para consoles portáteis, foram relançados em alta-definição no pacote Zero Escape: The Nonary Games, disponível para Steam, PlayStation Vita e PlayStation 4. Infelizmente, o game não possui tradução para o português.

Danganronpa: Trigger Happy Havoc

Danganronpa: Trigger Happy Havoc - Divulgação/Spike Chunsoft - Divulgação/Spike Chunsoft
Imagem: Divulgação/Spike Chunsoft

Danganronpa é outro clássico das visual novels, que, novamente, coloca os jogadores em situações opressivas. Aqui, você controla um aluno de ensino médio no Japão, aprisionado com seus colegas de turma em um colégio. Quem dita as regras é um ursinho de pelúcia chamado Monokuma.

Assim como em Round 6, o ambiente infantil e fofo é justaposto com a violência gráfica e a desconfiança entre as pessoas. O primeiro da série, Danganronpa: Trigger Happy Havoc, foi lançado em 2010. Hoje, pode ser jogado em celulares Android e iOS, Steam, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Sucesso de vendas, ele recebeu duas continuações e spin-offs. Danganronpa não possui tradução oficial para o português, mas fãs estão desenvolvendo um patch para nossa língua.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol