Topo

Avengers descumpre promessa, adota sistema "pay to win" e irrita fãs

Marvel"s Avengers - Divulgação/Square Enix
Marvel's Avengers Imagem: Divulgação/Square Enix

De START

Em São Paulo

08/10/2021 16h14

Jogadores de Avengers, o polêmico game dos Vingadores lançado pela Square Enix em 2020, perceberam uma mudança drástica no jogo nos últimos dias. Agora, é possível comprar XP e boosts, usando dinheiro real.

Os novos ítens são consumíveis que, temporariamente, aumentam o ganho de XP ou de outros recursos durante os combates. Portanto, quem puder investir dinheiro real conseguirá avançar no jogo e evoluir seus personagens mais rapidamente que outros jogadores. É um sistema comum em outros games, informalmente chamado de "pay to win" (pague para vencer).

A novidade bate de frente com a promessa da Square Enix na época do lançamento, quando diversos porta-vozes da empresa garantiram que ítens compráveis seriam apenas cosméticos, sem impacto na performance.

Um post no blog do jogo, publicado um mês após o lançamento, dizia que "nós nos comprometemos que conteúdos compráveis com dinheiro real em Marvel's Avengers serão apenas adições estéticas, o que garantirá que manteremos o jogo renovado por vários anos".

No fórum do jogo no Reddit, os fãs demonstram profunda irritação. "Marvel's Avenges é, de longe, o jogo mais decepcionante que eu já comprei na vida", afirma um dos participantes.

Há fortes especulações de que o novo sistema pay-to-win tenha sido introduzido para aproveitar a chegada de novos jogadores desde que o título entrou para o Game Pass, em 30 de setembro. Como o jogo foi bombardeado pela crítica no lançamento, faz sentido que agora as pessoas estejam experimentando, já que ele é oferecido "de graça" dentro da assinatura. Ao mesmo tempo, a comercialização desses novos ítens pode ser uma estratégia para compensar as vendas decepcionantes do jogo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol