Topo

xCloud: recurso de games na nuvem do Xbox chega ao Brasil; saiba como jogar

Recurso permite jogar games de Xbox no Celular - Divulgação/Microsoft
Recurso permite jogar games de Xbox no Celular Imagem: Divulgação/Microsoft

30/09/2021 06h30Atualizada em 01/10/2021 19h27

O Xbox Cloud Gaming (antes Project xCloud) chega ao Brasil em fase beta nesta quinta-feira, (30), a partir das 15h (horário de Brasília).

O recurso permite jogar games de Xbox One e Xbox Series X e S em celulares e PC de forma remota, sem a necessidade de ter um videogame.

Na dúvida do que fazer para jogar pela nuvem? Tiramos aqui as principais dúvidas do novo recurso.

Quem pode jogar?

O Xbox Cloud Gaming é um recurso exclusivo para assinantes do Game Pass Ultimate, serviço que junta o Game Pass padrão para consoles, PC e a Xbox Live Gold para jogar online.

Ou seja, mesmo se você assinar o Game Pass padrão, não vai jogar pela nuvem, somente com o Ultimate.

Xbox Game Pass Ultimate - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A boa notícia é não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro. O recurso está liberado para todos que possuem Game Pass Ultimate automaticamente.

Atualmente, a assinatura do Game Pass Ultimate é de R$ 44,99 por mês.

Em que aparelhos posso jogar?

xCloud Xbox Cloud Gaming - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

Nesse período de beta, será possível jogar pela nuvem em três plataformas:

  • Dispositivos Android (smartphones ou tablet): versão 6.0 ou superior
  • Dispositivos iOS (iPhone ou iPad): versão 14.4 ou superior
  • PC com Windows 10

Em breve, nos EUA, o Xbox Cloud Gaming também vai chegar nos próprios consoles Xbox One e Xbox Series e funcionar como o PlayStation Now da Sony. Porém, não há previsão para o Brasil.

Qual a conexão de internet ideal?

Para jogar por streaming, só uma boa conexão de Internet. A Microsoft sugere pelo menos 20 MB de dowload e upload. É importante aqui ressaltar que a taxa de upload é tão ou mais importante também, para evitar aquelas travadas e lag na hora do jogo.

Para quem for jogar no celular, a empresa recomenda uma conexão Wi-fi 5 GHz para um gameplay estável. O 2,4 GHz pode funcionar também, mas não está otimizado.

Como jogar?

  1. Aplicativos

Em aparelhos móveis, basta baixar o aplicativo do Xbox Game Pass na Play Store (para Andoid) ou App Store (para iOS). É por ele que os jogos vão ser executados.

Aplicativo Xbox Game Pass - Reprodução/START - Reprodução/START
Aplicativo do Xbox Game Pass na Play Store
Imagem: Reprodução/START

Já no PC, é preciso ter o sistema operacional Windows 10 e também baixar o aplicativo do Xbox (somente Xbox, não o Xbox Game Pass) na loja da Microsoft Store. Além disso, é possível jogar pelo browser de internet, acessando o site Xbox.com/play.

  1. Controles

A grande maioria dos jogos só será possível jogar com um controle Bluetooth conectado nos aparelhos ou, no caso do PC, um controle com fio ou wireless, como o do Xbox 360.

Os próprios controle do Xbox One ou Xbox Series funcionam, mas qualquer outro controle Bluetooh pode ser usado também, inclusive os controles de PlayStation.

Quais são os jogos?

A Microsoft diz que, nessa fase beta, vão estar disponíveis 290 games para o Xbox Cloud Gaming. Todos eles estão no Game Pass, claro.

Porém, é importante ficar atento porque, se o game sair do catálogo do Game Pass, ele não poderá mais ser jogado também pela nuvem.

xCloud Xbox Cloud Gaming - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

Uma boa notícia é que, dos mais 200 games, 100 podem ser jogados direto na tela do celular, por controle de toque, sem precisa de controle.

Alguns dos jogos com controle de toque no celular:

  • Yakuza Like a Dragon
  • Minecraft Dungeons
  • Hades
  • Hellblade: Senua's Sacrifice
  • Sea of Thieves
  • Gears 5

Por fim, a Microsoft confirmou que todos os jogos da Xbox Game Studios que chegarem no lançamento para o Game Pass também poderão ser jogados pelo Xbox Cloud Gaming.

Isso quer dizer que Forza Horion 5, que chega em 9 de novembro, e Halo Infinite, com lançamento para 8 de dezembro poderão ser jogados também pela nuvem desde o primeiro dia.

Atualização: O texto foi alterado sobre o aplicativo para rodar os jogos no celular, que é o Xbox Game Pass e não o aplicativo Xbox colocado anteriormente.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol