Topo

Deathloop: como desativar o reator da Fia

Deathloop, personagem Fia - Divulgação/Bethesda
Deathloop, personagem Fia Imagem: Divulgação/Bethesda

Daniel Esdras

do GameHall

21/09/2021 04h00

Em Deathloop, é preciso matar 8 alvos, chamados de Visionários. Uma delas é a talentosa Fia, uma artista que mora dentro de uma usina nuclear de Black Reef. Abatê-la é um desafio considerável, uma vez que, ao disparar qualquer alarme, ela acionará um botão que fará o reator sobrecarregar e explodir toda a ilha em alguns segundos. Não é à toa que eliminá-la sem mandar tudo pelos ares garante um dos troféus do jogo.

Fazer tudo isso sem ser detectado pelas dezenas de inimigos no local é complicado. Mas é possível desativar o reator de Fia, o que deixa nossa inimiga sem sua principal defesa e garante o troféu mesmo se você eliminá-la após ser detectado. Vem com a gente para aprender.

Reator - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Deathloop: Planta Reator
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

O reator da Fia é como uma bomba prestes a explodir e, para desativá-lo, será preciso cortar quatro fios na ordem correta.

Como em praticamente todos os puzzles de Deathloop, a ordem é aleatória, ou seja, muda para cada jogador. No entanto, o local onde você descobre a ordem correta de corte dos fios sempre será o mesmo.

Vá para Rochedo Fristad ao meio dia. Neste horário, a usina estará funcionando e ela estará na construção. Assim que chegar no mapa e sair dos túneis, siga à direita, contornando o quiosque ao lado da cabine de entrega por um corredor entre as paredes de pedra.

Esse caminho o levará até uma área repleta de minas. À direita, você verá a entrada da usina, onde há um personagem tocando guitarra em cima de um container. No entanto, não vamos entrar pela frente. Vá para a esquerda, contornando o bunker com guardas, e vire para a direita para chegar em um desfiladeiro.

Há guardas na parte de baixo do cânion, protegendo o portão dos fundos da usina logo atrás deles. Entre de forma sorrateira para que Fia não exploda tudo com o barulho gerado e lembre-se: é possível hackear a torreta para atirar neles.

Caminho - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Deathloop: Caminho Reator
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Assim que passar pelo portão, você estará dentro da usina. Então, quebre o vidro da sala à sua direita e passe pela porta no fundo desta sala para chegar em um corredor. Invada a câmera para que ela não note sua presença e abata os guardas próximos sem fazer nenhum barulho.

Nesta nova área, vá para a direita e desça as escadas para chegar até o nível mais baixo. Olhe para frente e você verá guardas, uma câmera e duas portas. Uma delas está trancada e protegida com lasers, mas essa não é a porta que procuramos. A direita dela está a outra. Vá até ela evitando os guardas.

No canto direito desta sala, sobre uma mesa, está a planta do reator que procuramos. Cada fio colorido terá um número indicado ao seu lado: é a ordem que você precisará cortar os fios para que ele seja desativado. Memorize a ordem ou anote em algum lugar para não se esquecer.

Como desativar o reator

Reator - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Deathloop: Reator
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Agora que temos a ordem correta de corte dos fios, vamos até o reator. Volte pelas escadas e suba novamente até a plataforma de ferro. Contorne toda a sua extensão, passando novamente pela frente da porta de onde saímos, até uma outra porta no fim da sala, que nos dá acesso a uma nova área.

Você conseguirá enxergar o reator lá embaixo: um monte de luzes em volta de um cilindro gigante. Chegue até ele de forma furtiva - tudo depende de suas habilidades, equipamentos e estilo de jogo. Não faça barulho para que ela não ative o reator. Se isso acontecer, basta cortar os fios antes que tudo vá pelos ares.

Contorne o reator até sua parte de trás, onde está o computador que comanda tudo. Ele está trancado por uma grade do próprio reator e você precisará usar seu dispositivo hacker na antena logo acima da grade para ter acesso.

Com o computador aberto e os fios expostos, basta cortá-los na ordem indicada na planta que encontramos. Agora, Fia está em maus lençóis e você tem caminho livre para completar seu objetivo - além de desbloquear mais um troféu na sua conta.