Topo

OPINIÃO

Pokémon UNITE: dicas, ítens e estratégias para detonar com Blastoise

Blastoise Pokémon UNITE - Montagem/AmandaFleure/UOL
Blastoise Pokémon UNITE Imagem: Montagem/AmandaFleure/UOL

Daniel Esdras

do GameHall

11/09/2021 04h00

Blastoise chegou ao Pokémon Unite e vem se firmando como um dos melhores Defenders no jogo. E não é só por ser um dos Pokémon iniciais mais amados pelos fãs. Seu kit conta com várias habilidades em área, com grande potencial para desequilibrar as batalhas em time.

Custando oito mil de ouro, Blastoise é um grande investimento, mas um baita negócio. Antes de adicioná-lo ao seu plantel, nada melhor do que um guia para ajudar com a escolha de itens e habilidades. De quebra, a gente ainda manda umas dicas marotas para você dominar a arena. Vem com a gente!

Conheça as Habilidades de Blastoise

Blastoise começa na forma de Squirtle, evolui para Wartortle e, logo em seguida, chega na sua forma final - tudo isso de acordo com o seu nível em campo. Nesse caminho, será preciso escolher as habilidades que irá utilizar na partida. Conheça cada uma delas.

Níveis 1 e 3

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Squirtle
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

No nível 1 e 3, ele consegue suas primeiras habilidades. Você pode escolher a ordem que deseja aprendê-las:

Water gun (R): O jato de água clássico do Squirtle. Empurra os inimigos atingidos e diminui a velocidade de movimento por alguns instantes. Tempo de recarga de 9 segundos e dano de até 595 no nível 3.

Skull Bash (ZR): O Ash chamava de cabeçada no anime, lembra? O Squirtle se joga no inimigo e deixa ele sem poder agir por um tempinho. Dano de até 362 no nível 3 e tempo de recarga de 10 segundos.

Nível 5

Wartortle - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Wartortle
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Aqui, já é possível evoluir a habilidade utilizada no (R), ou seja, Water Gun. Há duas opções:

Water Spout: O Wartortle usará seu jato de água em área. Quem for atingido, além de receber dano, perderá velocidade de movimento. O tempo de recarga é de 9 segundos e o dano total pode chegar a 1020 no nível 5. Ao alcançar o nível 11, esta habilidade ganha um upgrade que aumenta seu dano total para 2214.

Hydro Pump: Um jato de água consideravelmente mais forte que Water Gun. O efeito é parecido: empurra o inimigo e causa dano. Tempo de recarga 8,5 segundos e dano de 832 no nível 5. Já com a melhoria no nível 11, o estrago chega a 1598.

Nível 7

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Blastoise
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

No nível 7, é hora de evoluir Skull Bash, acionada no (ZR). Também há duas escolhas:

Rapid Spin: Blastoise entra em seu casco e começa a girar para cima dos inimigos. Enquanto usa a habilidade, ele recebe menos dano. Além disso, a habilidade também muda o funcionamento de Hydro Pump ou Water Spout, que podem ser usadas enquanto o Pokémon está dentro do casco. O tempo de recarga é de 11 segundos e o dano pode chegar a 1820. Com a melhoria do nível 13, esse valor pode chegar a 2860.

Surf: Habilidade clássica desde a época de Pokémon Red/Blue. Nela, Blastoise surfa em uma onda na direção que quiser e, se pegar um inimigo no caminho, leva ele e o deixa impossibilitado de agir. Além disso, é possível pular para qualquer direção no final da habilidade. O tempo de recarga é de 12 segundos e o dano pode chegar a 1056. Com o upgrade do nível 13, aumenta para 1567 e ainda dá um escudo ao Blastoise quando atinge um inimigo.

Unite Move

Hydro Typhoon: O Unite Move, ou ultimate, é liberado no nível 9. Esse ataque faz o Blastoise girar em seu casco e ainda jogar água em todas as direções, empurrando os inimigos enquanto dá dano em área. Por fim, Blastoise ainda ganha um escudo. O dano alcança 2546 no nível 7 e, com a melhoria do nível 15, vai a 3368.

Habilidade Passiva

Em Unite, todo Pokémon conta com uma habilidade passiva. A do Blastoise aumenta seus atributos de ATK (Ataque) e SP ATK (Ataque Especial) sempre que ele estiver com menos da metade da vida.

Melhores habilidades

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Blastoise
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Mas afinal, o que escolher entre todas as opções? Há builds para todas essas habilidades e suas possíveis combinações. Porém, testamos e gostamos de uma que, pelo visto, também é a preferida da galera e envolve as habilidades Rapid Spin e Water Spout.

Rapid Spin é a melhor habilidade de Blastoise e chega a ser um erro escolher Surf no momento. Ela tem um grande potencial de defesa e permite que ele inicie o combate sem sofrer muito dano. Porém, há algumas dicas preciosas que vamos ensinar logo abaixo - nada que torne o Pokémon muito difícil de utilizar.

Já a escolha entre Water Spout e Hydro Pump é mais situacional e vai de sua preferência. Ainda assim, achamos que Water Spout contribui mais para o time e garante a vitória em mais batalhas. Isso porque ela causa lentidão nos inimigos e pode ser utilizada para mantê-los dentro da área de Rapid Spin ou criar oportunidades para seus Attackers brilharem.

Melhores ítens para Blastoise

Blastoise - Reprodução/Nintendo - Reprodução/Nintendo
Pokémon UNITE: Wise Glasses
Imagem: Reprodução/Nintendo

Itens ativos e passivos são parte importantíssima da build de um Pokémon. No caso de Blastoise, o foco ideal é melhorar sua movimentação e potencializar o seu dano "Special", uma vez que todas as habilidades dele causam esse tipo de dano.

Assim, para item ativo recomendamos Eject Button, item indicado para a maioria dos Pokémon, sendo semelhante ao Flash de League of Legends ou ao Dagger, de DOTA. Ele permite pular em uma direção e se posicionar para atacar um adversário ou fugir de situações adversas.

Já para os itens passivos, indicamos aqueles que melhoram SP ATK, como Wise Glasses, e os que melhoram defesa, como a Focus Band. Você também pode apostar em itens mais exóticos como Energy Amplifier, que garante uma melhora no tempo de recarga do Unite Move.

Melhor rota para Blastoise

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Blastoise Top Lane
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Blastoise vai bem em qualquer linha e já vimos até alguns jogadores utilizando ele na jungle. No entanto, como bom Defender, seu lugar é na frente de um Attacker, de preferência na top lane. Confira nosso guia para iniciantes que ensina como jogar nessa linha, garantindo o farm e exercendo pressão nos inimigos.

Como usar Rapid Spin

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon Unite: Blastoise Rapid Spin
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Como dissemos, Rapid Spin é a melhor habilidade de Blastoise nas fases decisivas do jogo. Porém, há alguns macetes.

A primeira coisa que você precisa saber é que há um tempo de animação antes do Blastoise começar a girar. Nesse pequeno intervalo, não é possível utilizar outras habilidades. Pense nisso para acertar o seu tempo de iniciação.

A Spin muda o funcionamento de Hydro Pump e Water Spout, fazendo com que elas sejam disparadas em área. Também dá para atacar normalmente dentro do Spin (!!!). Seu ataque se transforma em uma pancada em área e inclusive dá para ativar um Boosted Atack, como nos ataques convencionais. Pressione o A sem pudor durante o Spin.

Uma dica é testar os ataques durante o Spin para saber como a distância e os efeitos são alterados. Hydro Pump empurrará seus inimigos para longe de você, já Water Spout causará lentidão neles. Isso muda completamente seu foco na batalha e o que você poderá fazer.

Rapid Spin dá recarga instantânea para Water Spout ou Hydro Pump. Ou seja, você poderá utilizar uma delas para iniciar, entrar no modo Spin e, então, utilizá-las de novo. Esse combo é o ideal para causar o máximo de dano possível dentro de um combate entre times.

Por fim, lembre-se que a habilidade deixa Blastoise imune a qualquer efeito adverso, incluindo a lentidão causada pelas rotas inimigas quando há pontos de entrega ativos. Use-a para entrar ou sair de qualquer lugar são e salvo.

Como jogar bem

Blastoise - Reprodução/Daniel Esdras - Reprodução/Daniel Esdras
Pokémon UNITE: Blastoise MVP
Imagem: Reprodução/Daniel Esdras

Agora falta saber como se comportar no jogo. Seu foco inicial é proteger o Attacker e chegar rápido ao nível 7.

Use Water Gun para abater rapidamente os Pokémon na rota e garantir experiência. O combo Skull Bash + Water Gun pode jogar os inimigos para a direção que você quiser, deixando-os vulneráveis. Lembre-se que o Squirtle ataca a distância e não precisa ficar perto dos adversários, a não ser que seja para proteger um aliado.

Quando conseguir Water Spout + Rapid Spin, já rola dano massivo. As habilidades são excelentes para derrubar o Rotom e ser agressivo na lane. Use e abuse.

Depois que evoluir para Blastoise o show começa: todas as lutas podem ser iniciadas por você. Maximize o impacto de Water Spout + Rapid Spin fazendo o reset da habilidade, usando-a duas vezes seguidas. Na fase final, garantir o Zapdos é essencial e Blastoise pode garantir a batalha com seu combo. Lembre-se de recuar quando suas habilidades estiverem em tempo de recarga.

Por fim, uma dica para acelerar o tempo de recarga é abusar dos Boosted Attacks. Eles ocorrem no terceiro ataque normal seguido. Todo Boosted Attack reduz em um segundo o tempo de recarga de suas habilidades. Insano, né? Isso ocorre mesmo sem acertar os inimigos, então use a vontade mesmo se estiver sozinho na rota.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL